ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE PACIENTES COM DOENÇAS AUTOIMUNES, ESCLERODERMIA: ESTUDO DE CASO CLÍNICO

Nadia Regina Stefanine MILHOMEM, Smithiane Ribeiro De ALMEIDA

Resumo


Com esta pesquisa visou-se explorar a importância da psicologia no tratamento de pacientes com esclerodermia sistêmica que também enfrentam depressão e ansiedade generalizada como comorbidades. O objetivo foi analisar a relação entre apsicologia da saúde e as terapias humanistas no tratamento e na melhoria do quadro desses pacientes. Com o intuito de alcançar esse objetivo, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica em bancos de dados para identificar métodos da psicologia e suas aplicações específicas para pacientes com esclerodermia e outros grupos de doenças crônicas degenerativas, incluindo artigos, dissertações, livros e outras fontes atualizadas dos últimos anos. Além disso, foi conduzido um estudo de caso ilustrandoa aplicação prática dessas abordagens no tratamento de um paciente com esclerodermia sistêmica, destacando sua eficácia no manejo das comorbidades e namelhoria da qualidade de vida do paciente. Foram também catalogadas as técnicas eprocessos da terapia humanista direcionadas para pacientes com doenças crônicas, com foco na sua aplicação no tratamento de doenças autoimunes, como esclerodermia sistêmica.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAS, Abul (2003) - Imunologia celular e molecular. 4ª ed. Rio de Janeiro: Revinter

ALVES, RF. org. Psicologia da saúde: teoria, intervenção e pesquisa [online].Campina Grande:EDUEPB, 2011. 345 p. ISBN 978-85-7879-192-6. Available from SciELO Books.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico deTranstornos Mentais: DSM-5. Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento et al. 5. ed.Porto Alegre: Artmed, 2014.Tradução de:Diagnostic and Statistical Manual ofMental Disorders.

CALVETTI, Prisla Ücker; MULLER, Marisa Campio; NUNES, Maria Lúcia Tiellet.Psicologia da saúde e psicologia positiva: perspectivas e desafios. Psicologia:ciência e profissão, v. 27, p. 706-717, 2007.

CAMPOS, AC IBGE: pelo menos uma doença crônica afetou 52% dos adultos em 2019. Agência Brasil, p. 2020-11, 2020.

CASTANHO, Elisabeth Rodrigues. Psicoterapia como um processo: imagem de sina abordagem centrada na pessoa. 2007.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP) XVIII Código de Ética Profissionaldo Psicólogo Plenário Gestão 2019-2022.

CUTOLO, Maurício; SOLDANO, Stefano; SMITH, Vanessa. Fisiopatologia da esclerose sistêmica: compreensão atual e novos insights. Revisão pericial de imunologia clínica, v. 15, n. 7, pág. 753-764, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281