O EFEITO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS AUTISTAS

Bruna Barbosa de OLIVEIRA, Lucas Delfino ARAÚJO

Resumo


Este estudo teve como objetivo compreender a relação entre a ludicidade e a intervenção no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ludicidade envolve atividades como jogos e expressão criativa que contribuem para o desenvolvimento das crianças de forma prazerosa. Além de ser uma forma de lazer, a ludicidade também pode ser usada como uma intervenção nos deficits apresentados pelas pessoas com TEA. É fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e psicológico das crianças. Utilizou-se como método de pesquisa a abordagem bibliográfica, por entender que esse método não apenas coleta informações, mas também estabelece um raciocínio hipotético-dedutivo em relação ao tema de investigação. Esta pesquisa foca na relevância da ludicidade para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, incluindo critérios diagnósticos, características e o impacto no neurodesenvolvimento. Por meio desta pesquisa, verifica-se que a ludicidade tem grande efeito positivo no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com TEA, além disso, o lúdico não só possibilita um crescimento saudável e uma experiência enriquecedora para essas crianças, mas também se alinha aos valores fundamentais de uma sociedade democrática, valorizando a inclusão e o potencial único de cada indivíduo.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, M. V.O lúdico na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural. São Paulo: Cortez, 2003.

ALBUQUERQUE, Isis; BENITEZ, Priscila. O brincar e a criança com transtorno do espectro autista: revisão de estudos brasileiros. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1939-1953, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12811.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Referência rápida aos critérios diagnósticos do DSM-5-TR. Porto Alegre: Artmed, 2023.BARBOSA, M. C. S. O lúdico na educação: uma abordagem históricocultural. Curitiba: InterSaberes, 2010.

CABALLO, V. E. O treinamento em habilidades sociais. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos Livraria Editora,1996.

CARVALHO, Camilla Sales Rodrigues de. A contribuição do lúdico no processo de alfabetização infantil. João Pessoa: UFPB, 2016. Disponível em . Acessado em 13 de março de 2023.

CIPRIANO, M.S; ALMEIDA, M.T.P. O brincar como intervenção no transtorno do espectro do autismo. Extensão em Ação, Fortaleza, v.2, n.11, Jul./Out. 2016. Edição especial.

COSTA, Annelise Julio; ANTUNES, Andressa Moreira. Transtorno do Espectro Autista na Prática Clínica. São Paulo: Pearson Clinical Brasil,2018.

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Edição digital. Petrópolis: Vozes, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281