LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Jandira Azevedo da SILVA, Rosineide Magalhães de SOUSA

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa que envolveu estudantes em formação inicial de Pedagogia – disciplina “Informática e Comunicação Pedagógica” – ofertada na Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB), no primeiro semestre de 2021. Foi ministrada em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s), utilizando redes sociais, tais como: Facebook, YouTube e WhatsApp. O artigo objetiva obter informações sobre a funcionalidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), na efetivação dos letramentos digitais dos estudantes alvos do estudo. Ele insere-se nos princípios da pesquisa qualitativa (KOZINETS, 2014). O trabalho faz um levantamento das informações básicas para que seja possível compreender melhor qual é o seu público alvo, bem como do seu entendimento acerca dos temas propostos para investigação. A pesquisa expõe um Protocolo de Pesquisa, no qual são especificadas as estratégias e a metodologia adotadas em seu desenvolvimento. Seu corpus de análise é composto pelas observações dos AVA’s nos quais foram realizadas as aulas para a turma, pelos comentários e pelas produções acadêmicas dos estudantes. O artigo demonstra estratégias de abordagens metodológicas como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) na página inicial do Google Forms. As investigações deste trabalho ampliam os estudos no âmbito da pesquisa qualitativa mediada pela internet e descreve os ambientes virtuais de aprendizagem como recursos valiosos nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudante que concordasse em participar da pesquisa deveria avançar para a próxima página, na qual havia um questionário composto por dez perguntas abertas e fechadas, apresentado a uma população de 18 estudantes, dos quais 06 responderam-no.

Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem. Redes sociais. Tecnologias digitais. Letramentos digitais. Pesquisa qualitativa.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. L. O aplicativo whatsapp como ferramenta didática na Educação Científica do Colégio Estadual Antônio Figueiredo em Ibiassucê-BA. Universidade do Estado da Bahia, 2018.

ALVES, A. C. T. P. EaD e a formação de formadores. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp. 2007.

ARIAS, V.; LÓPES, S. Y. Las TIC em la educación en ciencias em Colombia: una mirada al estado actual de la investigación em la línea y a su contribución a los propósitos de la educación en ciencias. Buenos Aires (Argentina): Anais do Congreso Iberoamericano

de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, 2014.

BRASIL. Resumo Técnico do Censo da Educação Básica 2020. Disponível em:

https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linhaeditorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumotecnico-do-censo-da-educacao-basica-2020. Acesso em 06 de setembro de 2023.

BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. D.E.L.T.A., São Paulo, vol. 25, n. 1, p. 1-38, 2009.

CARDON, D. A inovação pelo uso. In: AMBROSI, A.; PEUGEOT, V.; PIMIENTA, D. (coord.) Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Caen-France: C & F Éditions, 2005.

CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 6, p. 1-26, 23 abr. 2020.

CASTELLS, M. O digital é o novo normal. Fronteiras.mai. de 2020. Disponível em:

https://www.fronteiras.com/leia/exibir/o-digital-e-o-novo-normal. Acesso em 06 de setembro de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281