LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que envolveu estudantes em formação inicial de Pedagogia – disciplina “Informática e Comunicação Pedagógica” – ofertada na Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB), no primeiro semestre de 2021. Foi ministrada em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s), utilizando redes sociais, tais como: Facebook, YouTube e WhatsApp. O artigo objetiva obter informações sobre a funcionalidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), na efetivação dos letramentos digitais dos estudantes alvos do estudo. Ele insere-se nos princípios da pesquisa qualitativa (KOZINETS, 2014). O trabalho faz um levantamento das informações básicas para que seja possível compreender melhor qual é o seu público alvo, bem como do seu entendimento acerca dos temas propostos para investigação. A pesquisa expõe um Protocolo de Pesquisa, no qual são especificadas as estratégias e a metodologia adotadas em seu desenvolvimento. Seu corpus de análise é composto pelas observações dos AVA’s nos quais foram realizadas as aulas para a turma, pelos comentários e pelas produções acadêmicas dos estudantes. O artigo demonstra estratégias de abordagens metodológicas como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) na página inicial do Google Forms. As investigações deste trabalho ampliam os estudos no âmbito da pesquisa qualitativa mediada pela internet e descreve os ambientes virtuais de aprendizagem como recursos valiosos nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudante que concordasse em participar da pesquisa deveria avançar para a próxima página, na qual havia um questionário composto por dez perguntas abertas e fechadas, apresentado a uma população de 18 estudantes, dos quais 06 responderam-no.
Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem. Redes sociais. Tecnologias digitais. Letramentos digitais. Pesquisa qualitativa.
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ISSN 2526-4281