A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA QUILOMBOLA
Resumo
Neste artigo apresentamos as experiências de professores do ensino básico, de comunidades quilombolas, que consideram a variedade linguística de sua comunidade para compor sequências didáticas para a educação sociolinguística em sala de aula, tendo em vista os pressupostos da Sociolinguística e a necessidade de se produzir material didático com conhecimentos globais de Língua Portuguesa, que contemple as diferentes realidades da cultura brasileira. A proposta aqui apresentada tem como base o Curso de Especialização ministrado na Universidade de Brasília-UnB, Campus Planaltina, por meio da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC).
Palavras-chave: Comunidades quilombolas. Sequências didáticas. Educação Básica. Língua Portuguesa. Sociolinguística.
Texto completo:
PDFReferências
Sociolinguística Educacional em uma escola pública de Ceilândia—DF. In: Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 16, n. 35, p. 170-185.
BAGNO, M. Dicionário crítico de sociolinguística. São Paulo: Parábola, 2017.
________. Nada na língua é por acaso. São Paulo: Parábola, 2007.
________. Preconceito linguístico: o que é como se faz. Editora Loyola 1999.
BAZERMAN, C. Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Cortez, 2007.
BORTONI-RICARDO, S. M.; SOUSA, R. M.; FREITAS, V. A. de L.; MACHADO, V. R. (Orgs.).
Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução a pesquisa qualitativa. São Paulo: parábola editorial, 2008.
________. Falar, ler e escrever em sala de aula: do período pós-alfabetização ao 5º ano. São Paulo: parábola editorial, 2008.
BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um
interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Educ, 2012.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil (2020). legis.senado.leg.br/norma/579494/publicacao/16434817. Acesso em:
/04/2020.
DI RENZO, A. et al. (Orgs). Linguagem histórica e memória: discursos em movimento. Campinas-SP: Pontes, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281