ALINHAVANDO OS SABERES TRADICIONAIS INDÍGENAS APINAYÉ E KRAHÔ COM OS PROCESSOS DE ENSINO NA ESCOLA

Severina Alves de ALMEIDA, Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


Nesse artigo, apresentamos, pautados nos resultados das ações realizadas no âmbito do “Projeto do Observatório da Educação Indígena Apinayé e Krahô” 1, como transcorre um ensino subvencionado pelas contribuições dos saberes tradicionais indígenas, identificando similaridades entre esses dois povos, notadamente em relação aos saberes herdados de seus ancestrais. Discutimos, de forma crítica e com referenciais claros, os indígenas Apinayé e os Krahô, traçando sua historicidade na linha do tempo, revisitando autores que estudaram e estudam esses povos, notadamente em relação aos saberes tradicionais e ao ensino, bem como à inquietante relação de alteridade na convivência entre indígenas e não indígenas. Os procedimentos metodológicos foram pesquisa etnográfica e bibliográfica, quando recorremos aos teóricos Curt Nimuendaju; Júlio Cesar Melatti; Francisco Edviges Albuquerque e Severina Alves de Almeida, no conjunto de suas obras. Concluímos nossas argumentações com algumas dúvidas e quase nenhuma certeza. As dúvidas dizem respeito às condições, ou mais eloquentemente, à ausência destas, quando nos sentimos acossados pelo empirismo imediato de um cotidiano que resvala no aparato das “certezas” vindas de cima, impostas pelo sistema de ensino em todas suas esferas. A certezas são, na verdade, incertas, o que não deixa de ser um paradoxo. Isso porque, a única certeza que temos é que não temos certeza nenhuma, como já dizia um ilustre filósofo reverenciado por gregos e pelo resto do mundo.

Palavras-chave: Apinayé. Krahô, Saberes tradicionais indígenas. Cultura.


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Referências


ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Krahô na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena. CAPES/UFT. 2013-2015.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Relatório das Atividades do Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena UFT/CAPES/Edital 01/2009 –Projeto 014.

In: Educação escolar indígena e diversidade cultural / Francisco Edviges Albuquerque, Severina Alves de Almeida, organizadores. – Goiânia: Ed. América, 2012. 369p. ISBN 978-85-9921-883-9.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena. CAPES/UFT. 2010-2012.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Educação Escolar Apinayé Bilíngue e Intercultural. In: Dernival Venâncio Ramos; Karylleila dos Santos Andrade; Maria José de Pinho. (Org.). Ensino de Língua e Literatura: Reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1ª

ed. Campinas /SP: Mercado das letras, 2011, v. 1.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contribuição da Fonologia ao Processo de

Educação Indígena Apinayé. Tese de Doutorado. UFF – Universidade Federal

Fluminense. Niterói: 2007.

ALMEIDA, Severina Alves de. SOUSA, Rosineide Magalhães de. ARAUJO. Ana Cristina. Educação Escolar Indígena e Cultura na sociedade Apinayé: aspectos de uma subjetividade negada. Albuquerque, Francisco Edviges. / Caldas, Raimunda Benedita

Cristina./ Araújo, Marcilene de Assis Alves. Almeida, Severina Alves de. (Orgs.) Ensino de línguas numa perspectiva intercultural. Campinas, SP : Pontes Editores, 2016.

ISBN - 978-85-7113- 729-5. Disponível em PDF on line: www.laliuft.edu.br. ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Krahô na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena. CAPES/UFT. 2013-2015.

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