ALINHAVANDO OS SABERES TRADICIONAIS INDÍGENAS APINAYÉ E KRAHÔ COM OS PROCESSOS DE ENSINO NA ESCOLA
Resumo
Nesse artigo, apresentamos, pautados nos resultados das ações realizadas no âmbito do “Projeto do Observatório da Educação Indígena Apinayé e Krahô” 1, como transcorre um ensino subvencionado pelas contribuições dos saberes tradicionais indígenas, identificando similaridades entre esses dois povos, notadamente em relação aos saberes herdados de seus ancestrais. Discutimos, de forma crítica e com referenciais claros, os indígenas Apinayé e os Krahô, traçando sua historicidade na linha do tempo, revisitando autores que estudaram e estudam esses povos, notadamente em relação aos saberes tradicionais e ao ensino, bem como à inquietante relação de alteridade na convivência entre indígenas e não indígenas. Os procedimentos metodológicos foram pesquisa etnográfica e bibliográfica, quando recorremos aos teóricos Curt Nimuendaju; Júlio Cesar Melatti; Francisco Edviges Albuquerque e Severina Alves de Almeida, no conjunto de suas obras. Concluímos nossas argumentações com algumas dúvidas e quase nenhuma certeza. As dúvidas dizem respeito às condições, ou mais eloquentemente, à ausência destas, quando nos sentimos acossados pelo empirismo imediato de um cotidiano que resvala no aparato das “certezas” vindas de cima, impostas pelo sistema de ensino em todas suas esferas. A certezas são, na verdade, incertas, o que não deixa de ser um paradoxo. Isso porque, a única certeza que temos é que não temos certeza nenhuma, como já dizia um ilustre filósofo reverenciado por gregos e pelo resto do mundo.
Palavras-chave: Apinayé. Krahô, Saberes tradicionais indígenas. Cultura.
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Krahô na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena. CAPES/UFT. 2013-2015.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Relatório das Atividades do Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena UFT/CAPES/Edital 01/2009 –Projeto 014.
In: Educação escolar indígena e diversidade cultural / Francisco Edviges Albuquerque, Severina Alves de Almeida, organizadores. – Goiânia: Ed. América, 2012. 369p. ISBN 978-85-9921-883-9.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena. CAPES/UFT. 2010-2012.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Educação Escolar Apinayé Bilíngue e Intercultural. In: Dernival Venâncio Ramos; Karylleila dos Santos Andrade; Maria José de Pinho. (Org.). Ensino de Língua e Literatura: Reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1ª
ed. Campinas /SP: Mercado das letras, 2011, v. 1.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contribuição da Fonologia ao Processo de
Educação Indígena Apinayé. Tese de Doutorado. UFF – Universidade Federal
Fluminense. Niterói: 2007.
ALMEIDA, Severina Alves de. SOUSA, Rosineide Magalhães de. ARAUJO. Ana Cristina. Educação Escolar Indígena e Cultura na sociedade Apinayé: aspectos de uma subjetividade negada. Albuquerque, Francisco Edviges. / Caldas, Raimunda Benedita
Cristina./ Araújo, Marcilene de Assis Alves. Almeida, Severina Alves de. (Orgs.) Ensino de línguas numa perspectiva intercultural. Campinas, SP : Pontes Editores, 2016.
ISBN - 978-85-7113- 729-5. Disponível em PDF on line: www.laliuft.edu.br. ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Krahô na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena. CAPES/UFT. 2013-2015.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Relatório das Atividades do Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena UFT/CAPES/Edital 01/2009 –Projeto 014. In: Educação escolar indígena e diversidade cultural / Francisco Edviges Albuquerque, Severina Alves de Almeida, organizadores. – Goiânia: Ed. América, 2012. 369p. ISBN 978-85-9921-883-9.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena. CAPES/UFT. 2010-2012.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Educação Escolar Apinayé Bilíngue e Intercultural. In: Dernival Venâncio Ramos; Karylleila dos Santos Andrade; Maria José de Pinho. (Org.). Ensino de Língua e Literatura: Reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1ª ed. Campinas /SP: Mercado das letras, 2011, v. 1.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. Contribuição da Fonologia ao Processo de Educação Indígena Apinayé. Tese de Doutorado. UFF – Universidade Federal Fluminense. Niterói: 2007.
ALMEIDA, Severina Alves de. SOUSA, Rosineide Magalhães de. ARAUJO. Ana Cristina. Educação Escolar Indígena e Cultura na sociedade Apinayé: aspectos de uma subjetividade negada. Albuquerque, Francisco Edviges. / Caldas, Raimunda Benedita
Cristina./ Araújo, Marcilene de Assis Alves. Almeida, Severina Alves de. (Orgs.) Ensino de línguas numa perspectiva intercultural. Campinas, SP : Pontes Editores, 2016. ISBN - 978-85-7113- 729-5. Disponível em PDF on line: www.laliuft.edu.br.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281