A NETNOGRAFIA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA DE PESQUISA ACADÊMICA: UM RESUMO ACADÊMICO

Silvia Naara da Silva Pinto de OLIVEIRA

Resumo


A netnografia é uma abordagem metodológica inovadora que alia os princípios da etnografia com as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital. Esse método de pesquisa qualitativa tem sido amplamente utilizado para investigar e compreender fenômenos sociais e culturais no contexto online. Este artigo apresenta um resumo acadêmico sobre a netnografia como uma abordagem metodológica relevante para a pesquisa qualitativa, destacando suas principais características, vantagens e desafios. Parte do exposto neste trabalho compõe a tese “Autoetnografias de mulheres da Licenciatura em Educação do Campo FUP/UnB: letramentos, resistência e inclusão”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e defendida em maio de 2022, na Universidade de Brasília (UnB). O projeto descreve o relato de mulheres egressas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LedoC), os desafios enfrentados no espaço de letramento estritamente acadêmico e as formas de resistência e inclusão frente a essas dificuldades. Diante do contexto de pesquisa durante a pandemia por COVID 19, a netnografia tornou-se um importante recurso de geração de dados à pesquisa científica.

Palavras-chave: Netnografia. Abordagem metodológica. Pesquisa qualitativa. Educação do Campo. ABST


Texto completo:

PDF

Referências


BAGNO, Marcos. Dicionário crítico de sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BALL, Stephen J. Prefácio. In SOMEKH, Bridget e LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna - a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella. Maris. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde, 2020. Recomendação nº 036, de 11 de maio de 2020. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-

recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020. Acesso em 01 de agosto de 2023.

KOZINETS. Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

MOLINA, Mônica, Castagna e SÁ, Lais Mourão. Licenciatura em Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo e Rio de Janeiro:

Expressão Popular, 2012.MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Silvia Naara da Silva Pinto de. Letramento e redação do Enem: uma netnografia. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília, 2016.

OLIVEIRA, Silvia Naara da Silva Pinto de. Autoetnografias de mulheres da Licenciatura em Educação do Campo FUP/UnB: letramentos, resistência e inclusão.

Tese de doutorado. Universidade de Brasília, 2022.

POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Editora Cultrix, 1972. Disponível em:

https://books.google.com.br/books?hl=pt- Acesso em 02 de agosto de 2023.

SALIÉS, Tânia G.; SHEPERD, Tania. Linguística da internet. São Paulo: Contexto, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281