AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMANDAS POPULARES E DINÂMICAS REGIONAIS DA UFNT
Resumo
O presente estudo objetiva não apenas avaliar os frutos profissionais dos egressos do Programa de Pós-graduação de Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins, mas também oferece uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a pertinência das abordagens acadêmicas adotadas, verificando a sua estruturação com a dimensão social e as necessidades específicas principalmente dos segmentos mais vulneráveis da região norte. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem documental, implementando um corte longitudinal na coleta de dados primários. A análise dos dados revela que, embora 66% dos egressos tenham mantidos seus currículos atualizados na Plataforma Lattes nos últimos dois anos, existe a necessidade de implementar mecanismos que incentivem a continuidade dessa prática, independente do vínculo com o programa de pós-graduação. Esta pesquisa destaca não somente a eficácia da formação de profissionais capazes de atender às demandas específicas da região norte, pelos vínculos dos egressos mantido com pelo menos três países e três estados brasileiros, mas também delineiam áreas de aprimoramento para consolidar a abordagem reflexiva na promoção do desenvolvimento regional sustentável, fornecendo subsídios para o monitoramento da relevância e do impacto do programa no cenário profissional de inserção dos egressos.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coleta Capes: conceitos e orientações: manual de preenchimento. Brasília, DF: Capes, 2020. E-book. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 29 jun. 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório técnico da DAV: egressos da pós-graduação: áreas estratégicas. Brasília, DF: Capes, 2017a. E-book. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-deconteudo/19122018-cartilha-dav-egressos-pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. I PNPG: Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 1979. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/I_PNPG.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CES/CNE no 1, de 3 de abril de 2001. Estabelece normas para funcionamento de curso de pós-graduação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Acesso em: 24 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução no 7, de 11 de dezembro de 2017. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78281-rces007-17-pdf/file. Acesso em: 26 out. 2023.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG Relatório técnico2018a. Disponível em: Disponível em: http://regionais.anped.org.br/norte2018. Acesso em: Nov. 2023.
CNPQ. Plataforma Lattes. Currículo Lattes. Brasília, DF: CNPQ, 2022. Portal. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 27 nov. 2023.
CORRÊA, C. P.; MARTINS, C. B. Análise da gestão de egressos em um programa de pósgraduação à luz dos indicadores de avaliação da CAPES. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 21., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2018. p. 1-17. Disponível em: https://login.semead.com.br/21semead/anais/arquivos/1438.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281