ANÁLISE E CAUSAS DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO NORTE DO TOCANTINS

Manoel Guilherme de Sousa MASCARENHAS, Carlos Daniel Santos SOUZA, Carlos Daniel Santos SOUZA, Lázaro LOURENÇO NETO, Lázaro LOURENÇO NETO, Karla Cristina Bentes MOREIRA, Karla Cristina Bentes MOREIRA

Resumo


A construção de casas como abrigo está presente na história humana desde a antiguidade. Na atualidade, os aspectos construtivos fizeram com que os materiais utilizados na construção civil evoluíssem, trazendo consigo vários benefícios. No entanto, entraves como a falta de mão de obra qualificada, técnicas de execução ineficientes e a utilização de matérias de qualidade duvidosa acabam prejudicando as construções. Consequentemente, o surgimento de manifestações patológicas gera desconforto e risco à segurança. O presente artigo consistiu em uma revisão bibliográfica e um estudo de caso. A revisão bibliográfica tem como premissa reunir artigos científicos relevantes sobre o tema, e publicados em periódicos majoritariamente dos últimos 10 anos. O período de construção do artigo foi entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024. A visita de campo foi realizada para o levantamento das manifestações encontradas e investigação de suas causas. Os resultados obtidos apontaram as principais manifestações patológicas encontradas in loco. Frente ao crescimento do número de construções, reformas e ampliações de casas e prédios, o surgimento de manifestações patológicas visíveis a olho nu é recorrente no dia a dia. Portanto o presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso associado a uma revisão bibliográfica, considerando as manifestações patológicas encontradas no campus de uma Instituição de Ensino Superior no norte do Tocantins, bem como as eventuais causas e as medidas mitigadoras.


Texto completo:

PDF

Referências


ARIVABENE, A. C. R. Patologias em estruturas de concreto armado: Estudo de caso. Revista Especialize On-line IPOG, Goiânia, v. 3, n. 10, p. 1-22, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14037: 2011. Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações - Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações Habitacionais -Desempenho -Parte 1 –requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5674: manutenção de edificações – requisitos para o sistema de gestão da manutenção. Rio de Janeiro, 2012.

BERTI, J. V. M.; JUNIOR, G. P. S.; AKASAKI, J. L. Estudo da origem, sintomas e incidências de manifestações patológicas do concreto. Revista Anap Brasil, vol 12, nº 26, 2019. Disponível em . Acesso em: 16 mar. 2023.

BRAGA, N. et al. Patologias nas construções: Trincas e fissuras em edifícios. 2010. BUONFIGLIO, L. V. Habitação de Interesse Social. v. 17, p. 1 – 16, 2018.

CARDOSO, L. B. Análise das manifestações patológicas em pontes e viadutos no litoral norte do rio grande do sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia Civil. Porto Alegre, 2018.

CAVALCANTI, M.; ANDRADE, G.; FONSECA, J.; OLIVEIRA, A.; MONTEIRO, E. Análise das manifestações patológicas da Ponte Princesa Isabel – estudo de caso. In: Conferência Nacional de Patologia e Recuperação de Estruturas – Conpar, Recife, Brasil. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281