UM OLHAR DOS COLABORADORES: AVALIANDO A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Cláudio Luiz CHIUSOLI, Claudio Augusto Lira do NASCIMENTO, Gabriel Henrique Albino MEURER, Paulo Antônio de ABREU

Resumo


Em um cenário onde as fronteiras entre vida profissional e pessoal se tornam cada vez mais tênues, a compreensão da importância e dos objetivos da qualidade de vida no trabalho torna-se fundamental para promover ambientes laborais saudáveis e produtivos. No referencial teórico será abordado mais profundamente os temas: qualidade de vida no trabalho e clima organizacional. Como metodologia do estudo, foi aplicada uma amostra com 100 colaboradores, de forma não probabilística por conveniência, caracterizando uma pesquisa quantitativa por meio de dados primários. O objetivo é analisar a opinião dos colaboradores sobre o tema qualidade de vida no trabalho, sua percepção sobre as práticas das empresas nesse assunto e como isso afeta suas vidas. Como principais achados, na escala de concordância, 72% citam que a empresa oferece um ambiente de trabalho confortável; 62% afirmam que a empresa gera oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos colaboradores; 66% concordam que a empresa valoriza e promove um ambiente de trabalho seguro e saudável; 71% dizem que a empresa permite um bom relacionamento entre os colegas de trabalho; 71% citam que na empresa há colaboração entre os colegas de trabalho de forma geral; 63% acreditam que a empresa tem políticas que promovem o bem-estar dos colaboradores; 52% dizem que a empresa oferece recursos suficientes para lidar com o stress no ambiente de trabalho; e 68% afirmam que a empresa informa sobre decisões, mudanças e objetivos organizacionais. Como contribuição, através do estudo foi possível destacar possíveis estratégias que possam promover um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, contribuindo para ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.


Texto completo:

PDF

Referências


BESERRA, E. P.; MACEDO, M. E. C.. Os Relacionamentos Interpessoais e a Influência no Alcance dos Objetivos Organizacionais/Interpersonal Relationships and the Influence on the Scope of Organizational Goals. ID online. Revista de psicologia, v. 14, n. 50, p. 139-150, 2020.

BEZERRA, A. C.; DINIZ, H. R.. Qualidade de Vida no Trabalho no Setor Industrial/Quality of Work Life in the Industrial Sector. ID on line. Revista de psicologia, v. 13, n. 48, p. 609-621, 2019.

CAMARGO, S. F. et al. Qualidade de vida no trabalho em diferentes áreas de atuação profissional em um hospital. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1467-1476, 2021.

CONSTANTINO, M. A. C. et al. Qualidade de vida no trabalho: conceitos e práticas organizacionais. estudos e metodologias brasileiras. Curitiba: CRV, 2015.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, S. B. et al. Qualidade de vida e bem-estar no trabalho: o olhar dos funcionários de uma secretaria sobre as condições de trabalho. Pensamento & Realidade, v. 34, n. 2, p. 92-118, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo. Atlas. 2017.

KLEIN, L. L.; PEREIRA, B. A.; LEMOS, R. B. Qualidade de vida no trabalho: parâmetros e avaliação no serviço público. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, p. eRAMG190134, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281