EFEITO DA REABILITAÇÃO ORAL COM PRÓTESE NA SATISFAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES QUE FREQUENTAM O CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

Jéssica Caroline Carvalho DE SOUZA, Francisbênia Alves SILVESTRE, Nicole Escórcio de MENESES, Maudiela Isabel Arita TORRES, Isaac Augusto Dantas NOGUEIRA, Luna Gabriela Reis MERISE, Gabriel Freitas PEREIRA, Raniel Fernandes PEIXOTO

Resumo


Objetivo: Avaliar o efeito da Reabilitação oral sobre a satisfação e qualidade de vida de pacientes atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas em um município do estado de Pernambuco. Métodos: Através de um estudo descritivo, foram coletados dados referentes ao perfil sociodemográfico, edentulismo, uso e necessidade de prótese. Este estudo contou com uma etapa longitudinal, por meio de questionários aplicados antes e após a reabilitação oral com próteses. Resultados: Observou-se uma diferença na satisfação e qualidade de vida dos participantes após a confecção da prótese. O resultado do OHIP 14 foi de 8,4 antes da prótese e de 16,1 após a sua confecção, indicando uma maior qualidade de vida após o uso de algum tipo de prótese. Ainda assim, o OHIP de uma forma geral, resultou em um número baixo. Conclusão: A reabilitação protética contribuiu para uma melhor autopercepção em saúde bucal. Esses dados devem orientar o planejamento dos serviços de saúde bucal para a promoção de saúde e o autocuidado.

Palavras-chave: Saúde do idoso. Saúde bucal. Satisfação pessoal.


Texto completo:

PDF

Referências


AGOSTINHO, A. C. M. G. et al. Edentulismo, uso de prótese e autopercep

ção de saúde bucal entre idosos. Revista de Odontologia da UNESP, v. 44, n. 2, p. 74-79, 2015.

ALMEIDA JUNIOR, A.P. et al. Edentulismo e fatores associados à neces

sidade de uso de prótese superior e inferior entre idosos. Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 18, n. 2, p. 105-113, 2017.

ALVARENGA, F. A. S. et al. Impacto da saúde bucal na qualidade de vida de pacientes maiores de 50 anos de duas instituições públicas do município de Araraquara-SP, Brasil. Revista de Odontologia da UNESP, v. 3, n. 40, p. 118-124, 2011.

ARAÚJO, P. F.; SILVA, D. D. Qualidade de vida em adultos e idosos que procuraram a Faculdade de Odontologia de Piracicaba para confeccionar próteses totais. Revista de odontologia da unesp, v. 37, n. 2, p. 109-116, 2008.

AWWAD, M. A.; FEINE, J. S. Measuring patient satisfaction with

mandibular prostheses. Community Dental Oral Epidemiology, v. 26,

n. 6, p. 400-405, 1998.

BARBATO, P. R. et al. Perdas dentárias e fatores sociais, demográficos e de serviços associados em adultos brasileiros: uma análise dos dados do Estudo Epidemiológico Nacional (Projeto SB Brasil 2002-2003). Caderno Saúde Pública, v. 23, n. 8, p. 1803-1814, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departam

ento de Atenção Básica. Projeto SB Brasil 2010: Resultados principais. Brasília, DF, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281