DIFICULDADES VIVENCIADAS PELAS MÃES EM FACE A AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Natália Ramos de Sousa MATOS, Danielle Ribeiro BUENO, Grazielly Mendes de SOUSA

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa que impacta diversos aspectos da vida, apresentando desafios desde o diagnóstico até a inclusão na sociedade, tendo isso em vista, essa pesquisa buscou analisar a proteção jurídica no Brasil em relação ao TEA, com foco na aplicação do princípio da igualdade material, a jornada das pessoas com TEA envolve obstáculos significativos relacionados à comunicação, interação social e habilidades sensoriais, sendo que a proteção jurídica se destaca como ferramenta essencial para promover a igualdade material, reconhecendo as particularidades do TEA, são identificados diversos avanços legais, como a Lei da Carteira de Identificação do TEA, entretanto, embora tenha avançado com leis como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ainda enfrenta desafios na aplicação efetiva, tendo em vista que a aplicação efetiva das leis demanda esforços contínuos das instituições governamentais e da sociedade civil, sendo que além da conformidade legal, a conscientização e aceitação social são cruciais, portanto a criação de ambientes inclusivos, conforme evidenciado por diversos autores, é essencial para a promoção da igualdade material, assim como é observado a necessidade de constante revisão da legislação para atender às demandas dinâmicas dessa população.

Palavras-chave: TEA. Direito. Igualdade.


Texto completo:

PDF

Referências


CARDOZO, Shirley Fernanda Cruz et al. Práticas de amamentação entre mães adolescentes em Rio Branco, Acre. Journal Health NPEPS, v. 7, n. 1, 2022.

CARVALHO, Layse Mayra Nunes; DE PASSOS, Sandra Godoi. Os beneficios do aleitamento materno para a saúde da criança: revisão integrativa. Revista Coleta Científica, v. 5, n. 9, p. 70-87, 2021.

CARVALHO, Maria José Laurentina do Nascimento et al. Primeira visita domiciliar puerperal: uma estratégia protetora do aleitamento materno exclusivo. Revista Paulista de Pediatria, v. 36, p. 66-73, 2018.

DE MACEDO, Adriana Budelon. Causas do desmame precoce em lactentes: uma revisão integrativa. Femina, v. 50, n. 7, p. 435-43, 2022.

DE OLIVEIRA, Maria Augusta Coutinho et al. Aleitamento materno: prevalência e fatores condicionantes em uma cidade de interior da região da zona da mata mineira. Revista científica da escola estadual de saúde pública de goiás" cândido santiago", v. 9, p. 1-14 9b1, 2023.

DIAS, Ernandes Gonçalves et al. Aleitamento materno na perspectiva de lactantes de uma unidade de saúde da família. Journal of Nursing and Health, v. 12, n. 1, 2022a.

DIAS, Ernandes Gonçalves et al. Estratégias de promoção do aleitame

nto materno e fatores associados ao desmame precoce. Journal Health NPEPS, v. 7, n. 1, 2022b.

DOS SANTOS, Vera Lúcia Fugita. A cultura da amamentação na moderni

dade e em tempos de pandemia. Nursing (São Paulo), v. 24, n. 279, p. 6007-6007, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281