A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FRENTE À LEGISLAÇÃO ECA

Lucas MIRANDA, Alexandre SALES, Júlia Feitosa COSTA

Resumo


A presente pesquisa visa analisar a preservação do patrimônio da criança e do adolescente sob a perspectiva legal estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A importância do tema está pautada na relevância de garantir a segurança financeira e o desenvolvimento integral dos jovens, sem depreciação patrimonial. Será explorado no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, avaliação das diretrizes e medidas de proteção estabelecidas pelo ECA para assegurar os direitos financeiros dos menores, incluindo a administração adequada dos bens e a prevenção de situações de vulnerabilidade econômica. Também abordaremos as relações entre os deveres parentais, destacando o papel dos pais, responsáveis legais e do Estado na promoção de um ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento dos filhos. Além disso, são discutidos os desafios e dilemas enfrentados na administração do patrimônio de crianças e adolescentes, como disputas familiares e má gestão dos recursos. Nesse contexto, o ECA estabelece mecanismos legais para lidar com essas situações, visando garantir a proteção efetiva dos interesses financeiros dos jovens. Por fim, o artigo enfatiza a importância da preservação do patrimônio da criança e do adolescente não apenas do ponto de vista financeiro, mas também como um meio de promover seu bem-estar geral e seu pleno desenvolvimento. Após análise de todos os pontos mencionados conclui-se que a legislação do ECA desempenha um papel fundamental na garantia dos direitos e na proteção dos interesses dos menores, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, porém ainda ausente sua eficácia completa, carecendo de serviços públicos capaz de implementar todos os seus regramentos.

Palavras-chaves: Patrimônio. Criança. Adolescente. ECA.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. 13 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2015.

BRASIL. PL 3917/2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br. 2023. Acesso em: 22 ago. 2023.

COMEL, Denise Damo. Do poder familiar. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

CURY, Munir. Direitos da Criança e do Adolescente no Brasil. São Paulo: Editora ABC, 2010.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. O STJ e o princípio da segurança jurídica. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/302189/o-stj-e-o-principioda-seguranca-juridica.

G1-Fantástico. [Programa de TV]. Brasil. Rede Globo. 13 de agosto de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281