MARKETING PESSOAL COMO FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE PROFISSIONAL EM TEMPOS DE CRISE

Francisca Liliane de ALMEIDA, Giane Lourdes Alves de Souza FIGUEIREDO

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal apresentar como as ferramentas de marketing pessoal auxiliam na competitividade profissional em tempos de crise. Para tanto, busca-se responder a seguinte pergunta problema: Quais as contribuições das ferramentas de marketing pessoal na competitividade profissional e empregabilidade em tempos de crise? Assim, busca-se enfatizar a perspectiva de como o marketing pessoal bem aplicado pode ser decisivo na contratação de um profissional e qual o peso dessas técnicas para as decisões dos empresários no momento da contratação de um novo colaborador. Para isso, foram entrevistadas 06 pessoas segmentadas da seguinte forma: gerentes de recursos humanos, profissionais empregados e profissionais desempregados. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um roteiro com perguntas semiestruturadas com questões abertas, aplicadas no mês de Novembro de 2017. Esta pesquisa configura-se como descritiva. Os procedimentos adotados foram pesquisa bibliográfica, para maior embasamento teórico sobre o Marketing Pessoal e o estudo de caso visando retratar as principais particularidades de cada indivíduo entrevistado, e assim, utilizando-se a abordagem de análise
qualitativa. Neste sentido, percebeu-se que o domínio das ferramentas gerenciais de marketing pessoal pode permitir a empregabilidade de qualquer profissional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281