A INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR NO EJA: UM ESTUDO VOLTADO PARA ESCOLAS PÚBLICAS.

Dieison Batista dos Santos BARRETO, Maria José de PINHO

Resumo


Este estudo tem como finalidade investigar por meio de uma revisão bibliográfica os principais autores que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da Educação no Brasil, tais como: Paulo Freire, Ivani Fazenda, Hilton Japiassu e Edgar Morin. Neste contexto, analisaremos como a interdisciplinaridade nas aulas de educação física pode contribuir para uma aula mais atrativa e eficaz, resultando no engajamento dos alunos na escola e consequentemente refletindo na diminuição da Evasão Escolar. Ivani Fazenda (2003), destaca que a interdisciplinaridade é um método que transforma a educação ao integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma compreensão mais ampla e conectada da realidade. Ela acredita que a interdisciplinaridade é fundamental para superar a fragmentação do conhecimento e enriquecer a prática pedagógica. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com foco em obras de autores renomados e estudos relevantes no meio acadêmico, artigos científicos, livros e teses que possam trazer à tona as contribuições teóricas e práticas da interdisciplinaridade na Educação Física para a manutenção dos alunos na escola.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação Física. Inclusão Social. Evasão Escolar. EJA.


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Referências


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