PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS PACIENTES QUE FIZERAM USO DE PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO (PEP) PARA HIV APÓS ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO NO HOSPITAL DE DOENÇAS TROPICAIS (HDT-UFT) NO ANO DE 2021

Laís Lopes de Azevedo BUZAR, Silvia Minharro BARBOSA, Rogério Vítor Matheus RODRIGUES

Resumo


O presente estudo visa traçar um perfil epidemiológico e clínico dos pacientes que fizeram uso de Profilaxia Pós-Exposição para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), após acidente com material biológico, no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em 2021. Trata-se de um estudo retrospectivo, observacional, transversal, de caráter quantitativo, desenvolvido nas dependências do hospital de referência em questão. Foram analisados 88 prontuários dos quais se observaram que 70,45% dos pacientes eram do sexo feminino, 44,32% correspondiam a faixa etária entre 20 e 29 anos e 67,05% eram procedentes do município de Araguaína- TO. Os profissionais que mais fizeram uso da medicação foram técnicos de enfermagem (20,45%), acadêmicos de odontologia (11,3%) e trabalhadores de serviços gerais (10,23%). Quanto aos acidentes, 92,05% foram do tipo percutâneo, 77,3% tiveram sangue como material envolvido e 50% ocorreram com fonte conhecida. Entre os pacientes, 14.77% deles já haviam sofrido acidente semelhante anteriormente. Os dados obtidos levam à conclusão de que as políticas públicas atuais relativas ao uso da PEP para acidentes com material biológico são eficientes, entretanto, as mesmas devem ser mantidas e ampliadas para que sejam mais eficazes.

Palavras-chave: Profilaxia Pós-Exposição. Acidentes de trabalho. Antirretrovirais.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVERCA, Vanessa de Oliveira; QUIXABEIRO, Elinaldo Leite; MARTINS, Laura Maria Campello. Efeitos adversos da profilaxia antirretroviral após exposição ocupacional ao HIV. Revista brasileira de medicina do trabalho, v. 16, n. 2, p. 236-241, 2018.

AZEVEDO, A. P. et al. Acidentes com exposição a material biológico atendidos em um hospital. Revista de Enfermagem, v. 13, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/aids/ptbr/assuntos/prevencao-combinada/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv/pcdt . Acesso em 03 de março de 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em:

https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/pcdt-para-profilaxia-hiv-ist-ehepatites-virais . Acesso em 03 de março de 2023.

CARNEIRO, Mércia Bezerra Guimarães; ELIAS, Darcielle Bruna Dias. Análise da profilaxia pós-exposição ao HIV em um hospital de doenças infecciosas em Fortaleza, CE. Revista brasileira de análises clínicas, v. 50, n. 1, p. 65-70, 2018.

DE ARAÚJO, Tânia Maria et al. Acidentes de trabalho com exposição à material biológico: descrição dos casos na Bahia. Revista de epidemiologia e controle de infecção, v. 6, n. 2, p. 50-56, 2016.

FILGUEIRAS, Sandra Lúcia; MAKSUD, Ivia. Da política à prática da profilaxia pósexposição sexual ao HIV no SUS: sobre risco, comportamentos e vulnerabilidades. Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), n. 30, p. 282-304, 2018.

GALARÇA, Ana Maria et al. Serviço de atendimento ao acidentado por material biológico na Odontologia. Revista Extensão em Foco, n. 30, p. 290-302, 2023.

GALON, Tanyse; DO CARMO CRUZ ROBAZZI, Maria Lúcia; MARZIALE, Maria Helena Palucci. Acidentes de trabalho com material biológico em hospital universitário de São Paulo. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 10, n. 3, p. 673-685, 2008.

IRVINE, Cadi et al. Eficácia da profilaxia pós-exposição ao HIV: revisão sistemática e metanálise de estudos com primatas não humanos. Doenças Infecciosas Clínicas , v. 60, n. 3, p. 165-169, 2015.

KUCHENBECKER, Ricardo. Qual é o benefício das intervenções biomédicas e comportamentais na prevenção da transmissão do HIV?. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, p. 26-42, 2015.

QUEIROZ, Artur Acelino Francisco Luz; MENDES, Isabel Amélia Costa; DIAS, Sonia. Barreiras de acesso à profilaxia pós-exposição ao HIV: estudo de caso. Acta Paulista de Enfermagem, v. 35, 2022


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281