TERAPIA FLORAL: UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA COMPLEMENTAR, FRENTE À ANSIEDADE ODONTOLÓGICA

Alicia Ribeiro QUEIROZ, Milena Leal OLIVEIRA, Ana Lúcia Roselino RIBEIRO

Resumo


Introdução: O medo no tratamento odontológico faz com que as pessoas evitem buscar um acompanhamento com o cirurgião-dentista, podendo trazer grandes prejuízos para a saúde bucal. A terapia floral é um procedimento terapêutico, que tem um efeito natural, essas essências vem das flores e plantas, podendo ser utilizado na odontologia para um tratamento humanizado. Objetivo: Esse estudo tem a finalidade de identificar, por meio de uma revisão de literatura, a forma de aplicação, efeitos e indicações da terapia floral no controle da ansiedade, frente ao tratamento odontológico. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, investigando o uso de florais na odontologia, associando com o estresse e medo do paciente durante o atendimento, identificar a posologia dessas essências, forma de aplicação e benefícios, os dados foram coletados de artigos publicados entre os anos 2008 a 2023. Conclusão: Com a utilização da terapia, os cirurgiões-dentistas tem a possibilidade de proporcionar um atendimento integrativo e humanizado, levando em consideração as características únicas de cada paciente, em modo de ser, agir e expressar suas emoções, melhorando sua qualidade de vida.

Palavras-chave: Terapia floral. Odontologia. Medo. 


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO CLF, Gonçalvez DS, Barros FM, Rocha TR, Bastos VD. Terapias complementares em pessoas vivendo com HIV/AIDS: a enfermagem no auxílio à adesão ao tratamento. Revista extensão Univasf. 2014;2(2):18-26.

ARMFIELD JM.Slade GD.Spencer AJ. Dental fear and adult oral health in Australia. Community Dent Oral Epidemiol 2009; 37: 220– 230.

CARÍSSIMO TDN, Oliveira LC. Estudo da Eficácia da Terapia Floral em Alunos Submetidos a Estresse. Cad Esc Saúde. 2012; 8:180-188.

DIXIT UB, Jasani RR, Dixit UB. Comparação da eficácia da terapia floral de Bach e da musicoterapia na ansiedade odontológica em pacientes pediátricos: um estudo randomizado e controlado. Indian Soc Pedod Prev Dent. 2020;38(1):71-78.

ERNST E, Hung SK. Grandes expectativas: o que esperam os pacientes queFACIOLI F, Soares AL, Nicolau RA. Terapia floral na Odontologia no controle de medo e ansiedade – revisão de literatura. Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. 2010;1-5.

FACIOLI F. Soares A. Licolau R A. Terapia Floral na odontologia no controle de medo e ansiedade- revisão de literatura. INIC; EPG; INICJR.2020;1-5.

GORDON D. Uma revisão crítica das abordagens para o tratamento da ansiedade dentária em adultos. 2013; 4:365-378.

Guerrini IA, Domene TG. Como as conexões quânticas auxiliam na busca da saúde integral: as bases científicas da terapia floral e de outras terapias sutis.2020;1-9.HMUD R, Walsh LJ. Ansiedade odontológica: causas, complicações e abordagens de manejo. 2009;1:67–78.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281