A PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE PRATICANTE DE JUDÔ: UM ESTUDO COMPARATIVO
Resumo
Este estudo teve como finalidade analisar a influência da pratica esportiva luta, na modalidade do judô e de pessoas sedentárias, que não praticam nenhum tipo de atividades física, bancários, sendo 17 judocas de ambos os sexos com a idade compreendida entre 11 a 44 anos de idade e 18 bancários, não atletas de ambos os sexos com a idade compreendida entre 14 a 49 anos de idade. A pesquisa foi realizada em uma academia de judô e em uma instituição bancária. Com o objetivo de identificar os seguintes dados, antropométrico, socioeconômico e o grau de satisfação da imagem corporal. De acordo os seguintes níveis de satisfação: muito satisfeito, satisfeito, mediamente satisfeito, insatisfeito e muito insatisfeito, por meio de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa. Conforme Woodruff & Conway apud Samulski (2002), a qualidade de vida e consequência de uma vida equilibrada, como: no seu trabalho, sua vida social, sua saúde física e nos relacionamentos, o autor continua afirmando que os exercícios físicos influência diretamente a saúde física e mental do individuo-o. Portanto constatamos que os resultados foram dentro do previsto, os atletas judocas demonstraram um maior nível de satisfação e um menor nível de insatisfação, observamos que os bancários apresentam menor nível satisfação e o maior nível insatisfação, os judocas voltaram suas atenções para as partes do corpo que veem como fundamentais para a pratica do judô e os bancários tem uma tendência bastante influenciados pelos principais meios de comunicação. Assim como destaca Figueira (2004), a influência do meio televisivo sobre à autoimagem onde desempenha um papel muito persuasivo sobre as tendência no cotidiano das pessoas, principalmente no que é belo ou não, aceitável ou não, diante disso, podemos propor que os resultados mostram que as pessoas depois de ser expostas por este tipo de influência desencadeia um nível de satisfação corporal mais negativo, principalmente quando vê o seu corpo não encaixando aos padrões pré-estabelecidos pela mídia.
Palavras-chave: Autoimagem. Autoconceito. Influência do esporte judô para a autoimagem.
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PDFReferências
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