A OFERTA DA LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PELA SEMED DE ARAGUATINS

Wescley Melo de SOUZA, Francisca da Silva FEITOSA, Maria José de PINHO

Resumo


A Língua Brasileira de Sinais é uma língua formada por gestos, expressões faciais e corporais, utilizada pelos deficientes auditivos para a comunicação, seja com a comunidade surda ou com os ouvintes. O estudo justifica-se por perceber que durante o meu processo formativo foi notável a ausência de profissionais com domínio da LIBRAS para atender a comunidade surda, dificultando assim a comunicação e consequentemente o processo de ensino aprendizagem. O problema concentra-se no seguinte questionamento: O município de Araguatins tem preparado seus professores para lidar com alunos surdos na escola? O objetivo da pesquisa é apresentar a oferta da Libras nos cursos de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Araguatins nos últimos dez anos. Os objetivos específicos são: Relatar o histórico daLIBRAS e sua obrigatoriedade nos cursos de licenciatura. Identificar se houve a oferta da Libras na formação continuada de professores nos últimos dez anos. Apresentar a importância da oferta da Língua Brasileira de Sinais na formação continuada de professores. Caracterizada como uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e documental, realizada a partir de consultas em artigos, revistas, livros e capítulos, biblioteca virtual da Unitins, entre outros. O referencial teórico está ancorado em trabalhos de Appolinário (2011), Freire (2003), Rodrigues (2006), documentos legais, como o Brasil (2002), acervo da Secretaria Municipal de Educação-SEMED e da Escola de Tempo Integral Professora Nair Duarte, setor Atendimento Educacional Especializado – AEE, a fim de obter resultados da oferta da Libras nos cursos de formação continuada em Araguatins.

Palavras-chave: Araguatins. Formação continuada. LIBRAS. Professores.


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