TEM GENTE SEM CASA: RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Crislaine dos Santos SILVA, Marília Gabriela da SILVA, Monique Cristina COSTA, Tiago Barreto ROMEIRO, Vinicius Oliveira ALMEIDA, Ana Letícia Guedes PEREIRA

Resumo


A psicologia é um saber disciplinar que foi criado para a manutenção de privilégios de uma classe dominante, contudo na década de 1970 surgiram práticas e discussões politizadas sobre as relações de poder que envolviam a profissão, neste sentido podese citar a inserção da psicologia institucional em diversos contextos e sob a ótica deste referencial realizou-se um estágio básico na área psicossocial que teve por objetivodescrever um percurso voltado à necessidade de explicitar que a questão das pessoas TEM GENTE SEM CASA: RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. Crislaine dos Santos SILVA; Marília Gabriela da SILVA; Monique Cristina COSTA; Tiago Barreto ROMEIRO; Vinicius Oliveira ALMEIDA; Ana Letícia Guedes PEREIRA. JNT Facit Business and Technology Journal. QUALIS B1. ISSN: 2526-4281 - FLUXO CONTÍNUO. 2024 – MÊS DE OUTUBRO - Ed. 55. VOL. 01. Págs. 323-334. http://revistas.faculdadefacit.edu.br. E-mail: jnt@faculdadefacit.edu.br. em situação de rua não é exterior aos estagiários, ao contexto no qual estes vivem, estudam e trabalham. Mais especificamente teve-se por objetivo refletir sobre os desafios que se apresentam durante a formação do aluno em psicologia. Os resultados obtidos demonstraram que a realização de estágios é essencial para que o aluno compreenda a atuação do psicólogo social, por outro lado foi possível perceber que apesar do estigma as pessoas que estavam acolhidas demonstraram potencialidades e o desejo de retomar a autonomia de suas vidas.

Palavras-chave: Vulnerabilidade. População de rua. Estágio básico.


Texto completo:

PDF

Referências


BLEGER, J. Psico-higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. CFP abre consulta pública para referências técnicas para atuação de psicólogas (o) para políticas públicas para a população em situação de rua. Disponível em: Arquivos populaçao de rua - CFP | CFP. Acessado em: 10/07/2024.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Carta de serviços sobre estágio e serviços escolas. Disponível em: ServicosEstagios - FINAL.indd (cfp.org.br) Acessado em: 10/07/2024.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo, 2005. Disponível em: codigo-de-etica-psicologia.pdf (cfp.org.br) Acessado em: 10/07/2024.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Conheça o Crepop. Disponível em:

https://crepop.cfp.org.br/institucional/conheca-o-crepop/. Acesso em: 1 jun. 2024.

CONSELHO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. Resolução Nº40, de 13 de outubro de 2020. Disponível em: copy_of_Resolucao40.pdf (www.gov.br). Acessado em: 10/07/2024.

GUIRADO, MARLENE. Psicologia institucional. O exercício da psicologia como instituição. Disponível em: Interação 13.2-Final completa.pdf (ufpr.br). Acessado em: 09/07/2024

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO PAULO. Competências e atribuições definidas por lei. Disponível em:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/acesso_a_inf o rmacao/index.php?p=178370. Acesso em: 1 jun. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281