TEM GENTE SEM CASA: RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Resumo
A psicologia é um saber disciplinar que foi criado para a manutenção de privilégios de uma classe dominante, contudo na década de 1970 surgiram práticas e discussões politizadas sobre as relações de poder que envolviam a profissão, neste sentido podese citar a inserção da psicologia institucional em diversos contextos e sob a ótica deste referencial realizou-se um estágio básico na área psicossocial que teve por objetivodescrever um percurso voltado à necessidade de explicitar que a questão das pessoas TEM GENTE SEM CASA: RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. Crislaine dos Santos SILVA; Marília Gabriela da SILVA; Monique Cristina COSTA; Tiago Barreto ROMEIRO; Vinicius Oliveira ALMEIDA; Ana Letícia Guedes PEREIRA. JNT Facit Business and Technology Journal. QUALIS B1. ISSN: 2526-4281 - FLUXO CONTÍNUO. 2024 – MÊS DE OUTUBRO - Ed. 55. VOL. 01. Págs. 323-334. http://revistas.faculdadefacit.edu.br. E-mail: jnt@faculdadefacit.edu.br. em situação de rua não é exterior aos estagiários, ao contexto no qual estes vivem, estudam e trabalham. Mais especificamente teve-se por objetivo refletir sobre os desafios que se apresentam durante a formação do aluno em psicologia. Os resultados obtidos demonstraram que a realização de estágios é essencial para que o aluno compreenda a atuação do psicólogo social, por outro lado foi possível perceber que apesar do estigma as pessoas que estavam acolhidas demonstraram potencialidades e o desejo de retomar a autonomia de suas vidas.
Palavras-chave: Vulnerabilidade. População de rua. Estágio básico.
Texto completo:
PDFReferências
BLEGER, J. Psico-higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. CFP abre consulta pública para referências técnicas para atuação de psicólogas (o) para políticas públicas para a população em situação de rua. Disponível em: Arquivos populaçao de rua - CFP | CFP. Acessado em: 10/07/2024.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Carta de serviços sobre estágio e serviços escolas. Disponível em: ServicosEstagios - FINAL.indd (cfp.org.br) Acessado em: 10/07/2024.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo, 2005. Disponível em: codigo-de-etica-psicologia.pdf (cfp.org.br) Acessado em: 10/07/2024.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Conheça o Crepop. Disponível em:
https://crepop.cfp.org.br/institucional/conheca-o-crepop/. Acesso em: 1 jun. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. Resolução Nº40, de 13 de outubro de 2020. Disponível em: copy_of_Resolucao40.pdf (www.gov.br). Acessado em: 10/07/2024.
GUIRADO, MARLENE. Psicologia institucional. O exercício da psicologia como instituição. Disponível em: Interação 13.2-Final completa.pdf (ufpr.br). Acessado em: 09/07/2024
PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO PAULO. Competências e atribuições definidas por lei. Disponível em:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/acesso_a_inf o rmacao/index.php?p=178370. Acesso em: 1 jun. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281