QUALIDADE INTERNA E EXTERNA DE OVOS DE GALINHAS CAIPIRAS E COMERCIAIS COMERCIALIZADOS EM BALSAS-MA

Thais Ataide da SILVA, Carla Fonseca Alves CAMPOS, Igo Charles Andrade SOUZA, Italo Mendes ZITKOSKI, Francisco Charles dos Santos SILVA, Leandra Matos BARROZO, Ricardo MEZZOMO, José ANDRÉ JÚNIOR, Alan Mario ZUFFO

Resumo


O ovo é considerado alimento nutritivo e de fácil acesso sendo altamente perecível e a qualidade afetada por condições inadequadas durante a comercialização. As características que motivam o grau de aceitabilidade do produto pelos consumidores é a qualidade dos ovos, sendo determinada por aspectos externos e internos. Desta forma, objetivou-se no presente trabalho avaliar a qualidade de ovos comerciais e caipiras comercializados em diferentes estabelecimentos no município de Balsas-MA. Para realizar esse trabalho, utilizou se 180 ovos em delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos, e foi analisado a qualidade externa e interna dos ovos. Na avaliação externa, o peso do ovo caipira apresentou menor valores para comerciais pequenos. Para avaliação interna, houve interação para as variáveis: peso do albúmen, altura do albúmen, porcentagem do albúmen, cor da gema, diâmetro da gema e Unidade Haugh. Nos ovos caipiras, as variáveis: altura de gema, peso do albúmen, porcentagem do albúmen, índice de gema e unidade Haugh apresentaram que nos comércios de grande porte obteve se menor valor. Nas análises dos ovos de granja, o diâmetro da gema apresentou menor valor para supermercado grande porte, e as variáveis índice de gema e altura do albúmen, apresentaram menor valor para comércios de médio porte. Conforme as avaliações da qualidade externa e interna dos ovos estiveram a qualidade afetada, podem ter sido prejudicadas pelo modo de armazenamento, levando em consideração tempo de estocagem do ovo, temperatura do ambiente e embalagem e umidade do local.

Palavras-chave: Avicultura alternativa. Granja. Ovo comercial.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA, V. O. et al. Impact of Unit Operations From Farm to Fork on Microbial Safety and Quality of Foods. Advances in food and nutrition research vol. 85 (2018): 131-175. Doi: 10.1016/bs.afnr.2018.02.004.

ARAÚJO, T. A. et al. Perfil físico-químico e microbiológico de ovos caipiras comerciais na agricultura familiar: uma revisão bibliográfica. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 45, 2023.

ARNDT, Z.M; VALLIM, C.R. Gestão de custos e precificação no setor de avicultura: um estudo de caso em granja de reprodução poedeira. Anais do Congresso Brasileiro de Custos - ABC, [S. l.], 2023. Disponível em:

https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5047.

CARVALHO, D. C. O. et al. Qualidade de ovos caipiras e comerciais submetidos a diferentes períodos e temperaturas de armazenamento. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/70295.

DUTRA, D. R. et al. Qualidade dos ovos frescos e armazenados em função do tempo de permanência nos ninhos em sistema cage-free. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, ISSN 2525-3409. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.11881.

GHERARDI, S. R. M., VIEIRA, R. P., ALMEIDA, J. C. Modificações físico-químicas e das propriedades funcionais de ovos marrons em função do tempo e condição de estocagem. Multi-Science Journal, 2(2), 20-27. 2019.

HELMAN, E. A et al. A importância do tempo, temperatura e embalagem durante o armazenamento de ovos comercializados em estabelecimentos varejistas do bairro do Recreio dos Bandeirantes no município do Rio de Janeiro-RJ. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 3(4), 4365-4375.2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281