QUALIDADE INTERNA E EXTERNA DE OVOS DE GALINHAS CAIPIRAS E COMERCIAIS COMERCIALIZADOS EM BALSAS-MA
Resumo
O ovo é considerado alimento nutritivo e de fácil acesso sendo altamente perecível e a qualidade afetada por condições inadequadas durante a comercialização. As características que motivam o grau de aceitabilidade do produto pelos consumidores é a qualidade dos ovos, sendo determinada por aspectos externos e internos. Desta forma, objetivou-se no presente trabalho avaliar a qualidade de ovos comerciais e caipiras comercializados em diferentes estabelecimentos no município de Balsas-MA. Para realizar esse trabalho, utilizou se 180 ovos em delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos, e foi analisado a qualidade externa e interna dos ovos. Na avaliação externa, o peso do ovo caipira apresentou menor valores para comerciais pequenos. Para avaliação interna, houve interação para as variáveis: peso do albúmen, altura do albúmen, porcentagem do albúmen, cor da gema, diâmetro da gema e Unidade Haugh. Nos ovos caipiras, as variáveis: altura de gema, peso do albúmen, porcentagem do albúmen, índice de gema e unidade Haugh apresentaram que nos comércios de grande porte obteve se menor valor. Nas análises dos ovos de granja, o diâmetro da gema apresentou menor valor para supermercado grande porte, e as variáveis índice de gema e altura do albúmen, apresentaram menor valor para comércios de médio porte. Conforme as avaliações da qualidade externa e interna dos ovos estiveram a qualidade afetada, podem ter sido prejudicadas pelo modo de armazenamento, levando em consideração tempo de estocagem do ovo, temperatura do ambiente e embalagem e umidade do local.
Palavras-chave: Avicultura alternativa. Granja. Ovo comercial.
Texto completo:
PDFReferências
ALVARENGA, V. O. et al. Impact of Unit Operations From Farm to Fork on Microbial Safety and Quality of Foods. Advances in food and nutrition research vol. 85 (2018): 131-175. Doi: 10.1016/bs.afnr.2018.02.004.
ARAÚJO, T. A. et al. Perfil físico-químico e microbiológico de ovos caipiras comerciais na agricultura familiar: uma revisão bibliográfica. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 45, 2023.
ARNDT, Z.M; VALLIM, C.R. Gestão de custos e precificação no setor de avicultura: um estudo de caso em granja de reprodução poedeira. Anais do Congresso Brasileiro de Custos - ABC, [S. l.], 2023. Disponível em:
https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/5047.
CARVALHO, D. C. O. et al. Qualidade de ovos caipiras e comerciais submetidos a diferentes períodos e temperaturas de armazenamento. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/70295.
DUTRA, D. R. et al. Qualidade dos ovos frescos e armazenados em função do tempo de permanência nos ninhos em sistema cage-free. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, ISSN 2525-3409. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.11881.
GHERARDI, S. R. M., VIEIRA, R. P., ALMEIDA, J. C. Modificações físico-químicas e das propriedades funcionais de ovos marrons em função do tempo e condição de estocagem. Multi-Science Journal, 2(2), 20-27. 2019.
HELMAN, E. A et al. A importância do tempo, temperatura e embalagem durante o armazenamento de ovos comercializados em estabelecimentos varejistas do bairro do Recreio dos Bandeirantes no município do Rio de Janeiro-RJ. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 3(4), 4365-4375.2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281