INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
As tecnologias, a nível global, adentram o sistema de ensino, gerando impactos significativos na educação e, consequentemente, na forma de o aluno relacionar-se com o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, é imprescindível discutirmos sobre a integração das tecnologias ao exercício educacional, visto ser urgente a modificação dos métodos pedagógicos que viabilizem a consecução de conhecimentos que sejam notórios e relevantes para a ampliação de competências e habilidades que possibilitem ao aluno a atuação crítica, profissional e cidadã na sociedade digital. Visando isso, nosso estudo objetiva discutir sobre o impacto da utilização da tecnologia educacional na educação básica, destacando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo, habilidades socioemocionais e preparação dos alunos para o mundo digital. A fim de alcançarmos resultados sólidos e positivos com o estudo, utilizamos o método qualitativo, de caráter exploratório bibliográfico, por meio do qual lançamos mão de considerações dos teóricos Kenski (2013) Moran (2001, 2015), Paulo Freire (2002), Freitas (2010), Vygotsky (1987), entre outros. A pesquisa conduz à constatação de que o aluno do século XXI tem inúmeras informações a sua disposição e, por vezes, lhe falta requisitos específicos para lidar com a gama de conteúdos com os quais tem contato ao acessar a internet, o professor, mediante a utilização de recursos e ferramentas tecnológicos(as) inovadores (as) assume um novo papel em sala de aula, no qual passa de preceptor do ensino para mediador do conhecimento. Essa mudança de postura é efetivada por intermédio das tecnologias educacionais, que juntamente a formação adequada por parte do educador, torna-se uma facilitadora do aprendizado.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação básica. Impactos. Inovação.
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