O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Kaelanny Rodrigues dos SANTOS, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


Este estudo aborda "O papel da família no processo de ensino-aprendizagem da criança: desafios e perspectivas contemporâneas", que tem como objetivo geral analisar o papel histórico da família na educação dos filhos e sua influência na aprendizagem, considerando as transformações sociais e culturais contemporâneas. O problema de pesquisa investiga como as transformações nas estruturas familiares contemporâneas afetam a dinâmica de ensino-aprendizagem das crianças A hipótese central é que a estrutura familiar e as transformações sociais influenciam diretamente o desenvolvimento educacional da criança. O trabalho se justifica pela relevância de compreender essas influências para identificar soluções que melhorem o desempenho escolar. Metodologicamente, a pesquisa segue uma abordagem quantitativa e aplicada, com análise de literatura acadêmica sobre o tema. Entre os autores consultados estão: Ferreira e Barrera (2010, Ferreiro (2011), Freire (1996), Libâneo (2001), Perez(2019). Os resultados esperados incluem uma compreensão mais clara das influências O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Kaelanny Rodrigues dos SANTOS; Simara de Sousa MUNIZ. JNT Facit Business and Technology Journal. QUALIS B1. ISSN: 2526-4281 - FLUXO CONTÍNUO. 2024 – MÊS DE NOVEMBRO - Ed. 56. VOL. 01. Págs. 221-238. http://revistas.faculdadefacit.edu.br. E-mail: jnt@faculdadefacit.edu.br. familiares no aprendizado e das possibilidades de superar os desafios contemporâneos, reforçando a parceria escola-família como fundamental para o sucesso educacional da criança.

Palavras-chave: Educação. Família. Ensino-aprendizagem. Desafios


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Iara Maria de; BARBOSA, Francisca Maria da Silva; SILVA, Antônia Fudivânia de Oliveira. Família, gênero e educação: perspectivas e desafios frente aos novos arranjos familiares. Oikos: Família e Sociedade em Debate, v. 33, n. 1, p.1-19, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31423/oikos.v33i1.12267. Acesso em: 11 de out.

ARROYO, M. G.. (1999). Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores. Educação & Sociedade, 20(68), 143–162. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300008. Acesso em: 11 de out. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 de out. 2024.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, art. 229, Brasília – DF,

Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 out. 2024.

BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 55, Brasília – DF, 1990. Disponível

em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-umanos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-parafortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf. Acesso em: 27 out. 2024.

O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Kaelanny Rodrigues dos SANTOS; Simara de Sousa MUNIZ.

JNT Facit Business and Technology Journal. QUALIS B1. ISSN: 2526-4281 - FLUXO CONTÍNUO. 2024 – MÊS DE NOVEMBRO - Ed. 56. VOL. 01. Págs. 221-238. http://revistas.faculdadefacit.edu.br. E-mail: jnt@faculdadefacit.edu.br.

CAMPOS, Alexandra Resende. Família e Escola: um olhar histórico sobre as origens dessa relação no contexto educacional brasileiro. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro/RJ, p. 24.210-350, 2011. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-

repositorio/File/vertentes/v.%2019%20n.%202/Alexandra_Campos.pdf. Acesso em: 28 set. 2024.

CARVALHO, M. E. P. de (2004). Modos de educação, gênero e relações escolafamília. Cadernos De Pesquisa, 34(121), 41–58. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/cp/a/nz4YCkY5vtkF8NKYSsVHWTr/?format=pdf〈=pt. Acesso: 28 set. 2024.

COSTA, Maria Socorro Soares; MIGUEL, Joelson Rodrigues. Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. Id on Line Rev.Mult.Psic., Julho/2020, vol.14, n.51, p. 667-679. ISSN: 1981-1179. Disponível em:

file:///C:/Users/Kaela/Downloads/2627-Texto%20do%20Artigo-7252-10544-10- 20200731%20(3).pdf. Acesso em: 28 set. 2024.

ENGELS, F.. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São

Paulo: Global, 1985. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4662435/mod_resource/content/1/ENGE LS.pdf. Acesso em: 28 set. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281