O IMPACTO DO TRAUMA SEXUAL INFANTIL NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA FREUDIANA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise introdutória sobre a sexualidade infantil a partir da perspectiva da psicanálise freudiana, sintetizando as cinco fases do desenvolvimento psicossexual e sua relevância para a constituição do sujeito. A pesquisa aborda a complexa questão do abuso sexual na infância e adolescência, explorando suas implicações na estruturação do psiquismo e da subjetividade. Com base na metapsicologia freudiana, argumenta que o abuso sexual deixa marcas profundas no resultando em impactos significativos na formação da estrutura psíquica. Além disso, discute-se de que forma técnicas psicanalíticas, como a associação livre, podem auxiliar o paciente a alcançar resultados significativos na superação do trauma.
Palavras-chave: Abuso. Psicossexual. Sexualidade.
Texto completo:
PDFReferências
FREUD, A. O Ego e os Mecanismos de Defesa 1936. Tradução de Francisco F. Settíneri. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREUD,S. Além do Princípio do Prazer (1920). Tradução de Paulo Cesar deSouza.São Paulo: Companhia das Letras. v 14, 2016.
FREUD,S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade 1901-1905. Tradução de Paulo César de Souza. 1ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, v. 6, 2016.
FREUD, S. O Eu e o Id, Autobriografia e Outros Textos 1923-1925. Tradução de Paulo Cesar de Souza. 1ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, v. 19, 2016.
LAPLANCHE, J.; Pontalis J. B. Vocabulário da Psicanálise. Tradução de Pedro Tamem. 11ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WINNICOTT,D. W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora LTDA., 1975
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281