ANÁLISE COMPARATIVA DOS MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS DNIT E MEDINA

Antônio Sérgio Martins SILVA, João Pedro Rodrigues HENRIQUE, Indira Queiroz Macambira BEZERRA

Resumo


O crescimento das cidades frequentemente está ligado ao planejamento urbano, especialmente ao sistema de transporte que conecta diferentes áreas. A mobilidade urbana é crucial para permitir que as pessoas se desloquem entre localidades com eficiência e segurança. Portanto, surge a necessidade de melhorar as estradas através da pavimentação, garantindo condições adequadas para o tráfego e a mobilidade. A qualidade das rodovias é fundamental para a infraestrutura nacional, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias, o que contribui significativamente para o desenvolvimento econômico. De acordo com a Confederação Nacional de Transportes (CNT) em 2023, as rodovias são responsáveis por movimentar a maioria das cargas (65%) e passageiros (95%) no país, apesar da maioria delas (67% da extensão) ser classificada como regular, ruim ou péssima em termos de conservação. Este estudo compara os métodos de dimensionamento de pavimentos rígidos e flexíveis, conhecidos como MeDiNa e DNIT, através de uma pesquisa bibliográfica que explora as práticas adotadas nos Estados Unidos, Japão e Brasil. 

Palavras-chave: Pavimento. Transporte. Infraestrutura. DNIT. MeDiNa.


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Referências


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ISSN 2526-4281