PRINCIPAIS TIPOS DE PATOLOGIAS EM EDIFICAÇÕES: COMPARAÇÃO ENTRE ESTUDOS DE CASO
Resumo
O presente estudo enfoca Patologia na Engenharia Civil com ênfase nas causas, manifestações e procedimentos de correção aos problemas de fundação. A fundação de uma obra é crucial para a estabilidade e segurança desta e falhas conduzem a consequências sérias. Os problemas normalmente apresentados são falhas de projeto, execução inadequada e utilização de materiais de baixa qualidade. A gestão de risco na Engenharia desenvolveu-se na direção de análises mais contemporâneas para evitar patologias nas estruturas fundacionais. A proposta do artigo é a identificação das causas de patologias nas fundações e estratégias para evitar, diagnosticar e remediar as falhas, focando na segurança e durabilidade estrutural. Foram estudados dois casos de estudo em patologias em fundações de estruturas em concreto armado: Estudo de Arivabene (2015) - Encontrou fissuras, trincas e corrosão como principais problemas. Sugere reparo estrutural com chapas metálicas e limpeza de armaduras para a restauração da integridade; Estudo de Bezerra (2021) - Aponta a corrosão das armaduras devido à presença de cloretos. Sugere métodos eletroquímicos e revestimentos adequados, para evitar próxima manifestação da patologia. Ambos os estudos demonstram a necessidade do emprego de boas práticas e do monitoramento a longo prazo, para evitar patologias severas, aduzindo que a manutenção e o diagnóstico precoce para a superveniente longevidade das construções são primordiais.
Palavras-chave: Concreto. Edificação. Patologias.
Texto completo:
PDFReferências
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: 2019: Fundação – Projeto e execução. Rio de Janeiro, 2019.
ALONSO, Ubirajara Rocha. Patologia, Reparo e Reforço de Fundações. São Paulo: Editora Pini, 1991.
ARIVABENE, Antonio Cesar. Patologias em estruturas de concreto armado: estudo de caso. Vitória, ES: Instituto de Pós-Graduação – IPOG, dez. 2015. Disponível em: cesar@rcaengenharia.com.br.
AZEREDO, Helio Alves de. Planejamento e Controle de Obras. Rio de Janeiro: Zigurate, 1988.
BEZERRA, Lucas de Oliveira. Patologias em estruturas de concreto armado: estudo de caso. 2021. Brazilian Journal of Development. Disponível em:
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22539/1804
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281