NOTAS DE APRENDIZADO: EXPLORANDO O PONTECIAL DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rita de Cássia Silva de MELO, Simara de Sousa MUNIZ

Resumo


A música desempenha um papel transcendental no desenvolvimento das crianças, sendo uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade, expressão, cognição e as habilidades sociais desde a mais terna idade. Na educação infantil, tem o potencial de promover um desenvolvimento integral e harmonioso das crianças. Desta forma, o estudo consiste na seguinte pergunta: De que forma a introdução da música na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, considerando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores? O objetivo da pesquisa é investigar o impacto da música como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. E os objetivos específicos são (I) pesquisar os benefícios da inserção da música no ambiente educacional da Educação Infantil para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e expressão das crianças; (II) investigar de que forma a música pode contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, percepção sensorial ehabilidades sociais nas crianças em idade pré-escolar; (III) identificar estratégias pedagógicas eficazes que utilizam a música como recurso para estimular a aprendizagem e o bem-estar das crianças. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica alicerçada nas contribuições de Brito (2013), Bréscia (2003), Zotto (2018) assim como o DCNEI (2009), BNCC (2018), entre outros. Portanto, a integração da música na prática pedagógica enriquece a experiência educacional e favorece um ambiente mais inclusivo e dinâmico, onde as crianças podem explorar e expressar suas individualidades de maneira criativa.

Palavras-chave: Música. Educação Infantil. Aprendizagem.


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Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. p. 41. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 15 mai 2024.

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