NOTAS DE APRENDIZADO: EXPLORANDO O PONTECIAL DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A música desempenha um papel transcendental no desenvolvimento das crianças, sendo uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade, expressão, cognição e as habilidades sociais desde a mais terna idade. Na educação infantil, tem o potencial de promover um desenvolvimento integral e harmonioso das crianças. Desta forma, o estudo consiste na seguinte pergunta: De que forma a introdução da música na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, considerando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores? O objetivo da pesquisa é investigar o impacto da música como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. E os objetivos específicos são (I) pesquisar os benefícios da inserção da música no ambiente educacional da Educação Infantil para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e expressão das crianças; (II) investigar de que forma a música pode contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, percepção sensorial ehabilidades sociais nas crianças em idade pré-escolar; (III) identificar estratégias pedagógicas eficazes que utilizam a música como recurso para estimular a aprendizagem e o bem-estar das crianças. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica alicerçada nas contribuições de Brito (2013), Bréscia (2003), Zotto (2018) assim como o DCNEI (2009), BNCC (2018), entre outros. Portanto, a integração da música na prática pedagógica enriquece a experiência educacional e favorece um ambiente mais inclusivo e dinâmico, onde as crianças podem explorar e expressar suas individualidades de maneira criativa.
Palavras-chave: Música. Educação Infantil. Aprendizagem.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. p. 41. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 15 mai 2024.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Brasília: Ministério da Educação, 2018. p. 12. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em 12 nov. 2024.
BRÉSCIA, Vera Pessagno. A música como recurso terapêutico. Curitiba/PR. Centro Reichiano, 2009, p. 2. Disponível em:
https://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais-2009/BRESCIA-Vera-PessagnoA musica.pdf. Acesso em: 17 de set. de 2024.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003, p. 35.
CARNEIRO, Francilene Pereira. A importância da música no desenvolvimento infantil. Catolé do Rocha, Universidade Estadual da Paraiba, 2019, p. 17. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/19994/1/PDF%20-
%20Francilene%20Pereira%20Carneiro.pdf. Acesso em: 13 nov. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281