ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA NECESSÁRIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Resumo
As pesquisas nos últimos anos têm mostrado a educação como fator primordial, provocando uma reflexão sobre o grau de responsabilidade das partes essenciais na vida de uma criança: escola e família. A família é à base de uma criança, que lhe garante sustentabilidade, auxiliando-a no aspecto de afetividade. Já a escola é responsável por desenvolver na criança os aspectos social e cognitivo. Por essa razão é fundamental que tanto a família quanto a escola formem uma parceria com o intuito de melhorar o processo ensino-aprendizagem para formar cidadãos conscientes do meio em que vivem. O trabalho que segue é resultado de uma pesquisa bibliográfica em artigos, monografias e dissertações publicados na internet entre os anos de 2001 a 2016. O objetivo do artigo se resume em abordar a importância da conexão família-escola, refletindo sobre como essa prática interativa pode transformar o processo educacional transformando a mesma em uma prática social.
Palavras-chave: Família. Escola. Ensino-aprendizagem. Parceria.
Texto completo:
PDFReferências
ARENDT,Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Ministério das Comunicações, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. Brasília. MEC, 1996.
BRASIL. A revista do professor, O criador da sociologia da Educação. São Paulo, nº 166, ano XVIII, mês: outubro de 2003. ed. Abril, MEC/FNDE, p. 32.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente/Ministério da Educação. Assessoria da Comunicação Social – Brasília: MEC. ACS. 2004.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente.
Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 29 ago. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281