O PAPEL DA NATUREZA NAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: PERSPECTIVAS ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco investigar a inserção das Práticas Corporais de Aventura (PCA) no currículo da Educação Física escolar, enfatizando sua conexão com a natureza como elemento central para diversificar as vivências corporais, em contraste com a predominância de conteúdos tradicionais. Alinhada às diretrizes da BNCC, a pesquisa busca avaliar o conhecimento dos estudantes de Educação Física do Campus de Miracema do Tocantins sobre o PCA e sua aplicação nos estágios curriculares obrigatórios. As PCA são compreendidas como práticas realizadas em ambientes naturais ou urbanos, observações por imprevisibilidade e risco controlado, promovendo experiências únicas e desafiadoras. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica para mapear abordagens na literatura científica e entrevistas com estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), explorando percepções e experiências por meio de perguntas abertas. Os dados serão analisados qualitativamente, com categorização de respostas para identificar desafios e potencialidades relacionadas à estrutura e metodologia de ensino. Ao final, o estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica em Educação Física, valorizando o papel dos ambientes naturais como recursos pedagógicos, promovendo a diversificação dos conteúdos.
Palavras-chave: Trabalho. Lazer. Capital. Dialética.
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4ª ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2022.
BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC/SEF.
BRASIL. Base Nacional Curricular comum. 2018. Disponível em:
. Acesso em 30 de novembro de 2019.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 11. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. (Série legislação; n. 159).
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Coleção Magistério 2° grau – série de formação do professor.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281