O PAPEL DA NATUREZA NAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: PERSPECTIVAS ACADÊMICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Silvia Gomes MURICI, Thiago Nilton Alves PEREIRA, Ruhena Kelber Abrão FERREIRA

Resumo


Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco investigar a inserção das Práticas Corporais de Aventura (PCA) no currículo da Educação Física escolar, enfatizando sua conexão com a natureza como elemento central para diversificar as vivências corporais, em contraste com a predominância de conteúdos tradicionais. Alinhada às diretrizes da BNCC, a pesquisa busca avaliar o conhecimento dos estudantes de Educação Física do Campus de Miracema do Tocantins sobre o PCA e sua aplicação nos estágios curriculares obrigatórios. As PCA são compreendidas como práticas realizadas em ambientes naturais ou urbanos, observações por imprevisibilidade e risco controlado, promovendo experiências únicas e desafiadoras. A metodologia inclui uma revisão bibliográfica para mapear abordagens na literatura científica e entrevistas com estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), explorando percepções e experiências por meio de perguntas abertas. Os dados serão analisados qualitativamente, com categorização de respostas para identificar desafios e potencialidades relacionadas à estrutura e metodologia de ensino. Ao final, o estudo busca contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica em Educação Física, valorizando o papel dos ambientes naturais como recursos pedagógicos, promovendo a diversificação dos conteúdos.

Palavras-chave: Trabalho. Lazer. Capital. Dialética.


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Referências


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