RECIDIVA DE CASOS DE POLIOMIELITE NO BRASIL DEVIDO A NEGLIGÊNCIA VACINAL: DESAFIOS A SAÚDE PÚBLICA

Izadora Graziela Mendes ARAÚJO, Yharla Figueiredo SANTANA, Savio Alves de ARAÚJO

Resumo


A poliomielite é uma patologia caracterizada pelo poder de contágio de forma significativa, por intermédio do poliovírus selvagem, que se aloja comumente no sistema gastrointestinal e respiratório do ser humano em qualquer faixa etária, após contato com eliminações de excreções e por saliva de pessoas com o vírus, levando à paralisia flácida aguda, principalmente indivíduos não vacinados, ou seja, susceptíveis ao agente patológico. Objetivo: analisar a situação do Brasil através de novos casos após erradicação da doença, por intermédio da análise do presente artigo, considerando os fatores de baixa cobertura vacinal, as negligências vacinais e os principais desafios da saúde pública frente a esses dados. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, análise de dados publicados por meio do artigo para a produção de um resumo expandido, que utilizou uma abordagem qualitativa e descritiva, no ano de 2023, utilizando como descritores da pesquisa: “Poliomielite”, “Recidiva”, “Reintrodução”, “Cobertura vacinal”, Negligência vacinal”. Resultados: Por meio do exame dos estudos escolhidos conclui-se que a negligência em torno da vacinação contra a poliomielite representa repercussões significativas para a saúde pública no Brasil. Pesquisas empíricas indicam que a cobertura vacinal nas regiões norte e sul do país foi preocupantemente inadequada em 2019, exibindo uma média de 57,1% no Norte e uma deterioração na administração de doses de reforço, comprometendo a imunidade das crianças. Conclusão: Os estudos examinados estabeleceram uma correlação direta entre a diminuição das taxas de vacinação e o ressurgimento da doença, ressaltando a apatia vacinal como principal contribuinte, prejudicando a imunidade coletiva que antes era garantida por meio dos esforços de erradicação contra a pólio, exigindo a formulação de políticas públicas robustas e intervenções direcionadas adaptadas aos contextos regionais para amenizar essa crise.

Palavras-chave: Poliomielite. Recidiva. Cobertura Vacinal. Negligência Vacinal.


Texto completo:

PDF

Referências


A história da poliomielite no Brasil e seu controle por imunização. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/9tFSfwSZjFX6NpSvxq9NZws/?lang. Acesso em 29 de setembro de 2024.

Poliomielite (paralisia infantil). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a z/p/poliomielite. Acesso em 17 de outubro de 2024.

Poliomielite: Ministério da Saúde alerta sobre a importância da vacinação. Disponível em:https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/noticias/2024/outubro/poliomielite-ministerio-da-saude-alerta-sobre-a-importancia-da-vacinacao. Acesso em 18 de outubro.

RECIDIVA DE CASOS DE POLIOMIELITE NO BRASIL DEVIDO A NEGLIGÊNCIA VACINAL: DESAFIOS A SAÚDE PÚBLICA Ciências da Saúde, Volume 27 - Edição 125/AGO 2023 / 10/08/2023. Disponível em https://revistaft.com.br/recidiva-decasos-de-poliomielite-no-brasil-devido-a-negligencia-vacinal-desafios-a-saudepublica/. Acesso em: 11 out. de 2024.

Vacina contra poliomielite: um novo paradigma. Polio vaccines: a new paradigma. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/zP3Ly9yfmmz8gCwVnkdvTKc/?lang=pt. Acesso em 15 de out de 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281