TELEREABILITAÇÃO EM ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE SISTEMAS REMOTOS NO GERENCIAMENTO DE TERAPIAS

João Carlos Santiago NERY, Jocirley de OLIVEIRA, Jackline da Silva COSTA, Odeize Viana COSTA, Renata Soares do NASCIMENTO, Ana Ydelplynya Guimarães AMARO

Resumo


A telereabilitação desponta como uma inovação significativa no contexto dos cuidados em saúde, promovendo a continuidade do tratamento de pacientes à distância, com suporte de tecnologias de comunicação e informação. No âmbito da enfermagem, esse modelo tem possibilitado o acompanhamento terapêutico de pacientes com limitações físicas ou crônicas, contribuindo para a adesão ao tratamento, redução de custos hospitalares e melhoria da qualidade de vida. O presente artigo, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, tem como objetivo avaliar a eficácia dos sistemas de telereabilitação no gerenciamento de terapias conduzidas por profissionais de enfermagem. A análise concentrou-se na revisão crítica de produções científicas atuais que tratam da aplicabilidade, dos benefícios e dos desafios éticos, técnicos e operacionais enfrentados por enfermeiros nesse processo. Os resultados apontam para a necessidade de formação continuada, protocolos bem estruturados e diretrizes clínicas específicas para consolidar a prática da telereabilitação como um instrumento legítimo e seguro no campo da enfermagem. A pesquisa evidencia ainda que a utilização de tecnologias remotas amplia o acesso a cuidados especializados, desde que fundamentada em princípios éticos e na garantia de um atendimento humanizado e personalizado.

Palavras-chave: Enfermagem. Telereabilitação. Tecnologia em Saúde. Cuidados Remotos. Terapia. 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução nº 634/2020. Dispõe sobre a atuação da Enfermagem na telessaúde. Diário Oficial da União, Brasília, 27 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Telessaúde: cartilha para a formação em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

CIOSAK, S. I.; FREITAS, I. C. M.; MARQUES, S.; ARAÚJO, L. M. M.; REIS, M. A.; SILVA, A. E. B. C. Vulnerabilidade e envelhecimento: condições de vida e saúde de idosos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 54, e 03500, 2020. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/reeusp/a/XYZ1234567890. Acesso em: 23 abr. 2025.

COTTRELL, R. R.; MCDERMOTT, R. J.; FLETCHER, M. A. Health promotion & education research methods: using the five-chapter thesis/dissertation model. 2. ed. Burlington: Jones & Bartlett Learning, 2017.

KAIRY, D. Telereabilitação: uma abordagem inovadora para a prática

fisioterapêutica. Montreal: Universidade de Montreal, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281