MOBILIDADE URBANA E POLÍTICAS PÚBLICAS: DESAFIOS NA REGULAÇÃO DO TRANSPORTE POR APLICATIVOS EM ARAGUAÍNA (TO)

Dyego Martins PESSEGO

Resumo


Este artigo analisa o sistema de transporte público de Araguaína, cidade no norte do Tocantins, investigando os desafios relacionados à infraestrutura, regulamentação e integração dos modais de transporte. A pesquisa examina a interação entre o transporte coletivo tradicional e os serviços de transporte por aplicativos, identificando limitações estruturais e oportunidades geradas pela introdução desses novos serviços. A análise aborda as diretrizes das leis nº 12.587/2012 e da Lei Orgânica do Município, destacando a necessidade de políticas públicas para integrar os modais e melhorar a qualidade do serviço. Discute também as deliberações da Comissão Temporária sobre pontos rotativos, capacitação de motoristas e sustentabilidade econômica. Conclui que um modelo de transporte integrado, com regulação equilibrada e participação social, é crucial para a eficiência e sustentabilidade do sistema. A experiência de Araguaína oferece lições valiosas para outras cidades de médio porte.

Palavras-chave: Transporte público. Mobilidade urbana. Integração de modais. Regulamentação. Políticas públicas.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAGUAÍNA. Relatório Final da Comissão Temporária do Transporte Público, 2024. Araguaína: Câmara Municipal, 2024. Disponível

https://araguaina.votacaoeletronica.inf.br/index.phpsec=proposicao&id=6773. Acesso em: 23 nov 2024.

ARNSTEIN, Sherry R. A Ladder of Citizen Participation. Journal of the American Institute of Planners, v. 35, n. 4, 1969. Disponível

em:https://www.historyofsocialwork.org/1969_ENG_Ladderofparticipation/1969,%20Arnstein,%20ladder%20of%20participation,%20original%20text%20OCR%20C.pdf. Acesso em: 26 ago. 2025.

AVRITZER, Leonardo. Democracia e os espaços públicos no Brasil. São Paulo: Editora Vozes, 2002.

BANISTER, David. The sustainable mobility paradigm. Transport Policy. 2008. Disponível em: https://www.worldtransitresearch.info/research/3165/. Acesso em:

nov 2024.

BANISTER, David. Unsustainable Transport: City Transport in the New Century. Routledge, 2005.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 abr 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281