REDES DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO: FATORES DETERMINANTES NA PERMANÊNCIA DE DISCENTES DE ENSINO SUPERIOR

Lara Beatriz Costa MACIEL, Ageu Moura da SILVA, Dênia Rodrigues CHAGAS

Resumo


Este estudo analisa fatores determinantes no processo de formação superior e as problemáticas que dificultam essa trajetória. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão integrativa da literatura, envolvendo artigos em português e inglês, disponíveis nas bases SciELO e Google Acadêmico, e também experiências vivenciadas pela própria autora que nortearam a iniciação de produção do presente artigo. Foram utilizados descritores como "apoio psicológico para estudantes", "processo de formação no ensino superior", "apoio familiar para estudantes migrantes" “estudantes de graduação”, “distância familiar”, “impactos de morar sozinho’’. Onze estudos foram selecionados e analisados, destacando a falta de apoio familiar, expectativas elevadas em relação ao futuro dos acadêmicos, e questões socioeconômicas que geram preocupações sobre a permanência estudantil. Os resultados ressaltam a importância do apoio e acompanhamento psicológico na promoção da saúde mental dos estudantes, propondo estratégias eficazes para melhorar a eficiência no processo de formação e garantir a permanência acadêmica.

Palavras-chave: Redes de apoio. Ensino superior. Acompanhamento psicológico. Permanência estudantil. Saúde mental.


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Referências


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