CLONAGEM TERAPÊUTICA DE PRÓTESE TOTAL: RELATO DE CASO CLÍNICO
Resumo
As técnicas de reabilitação com próteses removíveis convencionais (total e parcial) são utilizadas para devolver a capacidade funcional e estética dos pacientes edêntulos. Contudo, o processo de adaptação dos pacientes idosos às próteses novas não é simples, pois existe o processo de habituação, que exige dos pacientes habilidade muscular e neuronal. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é relatar a técnica de confecção de uma prótese total superior denominada como clonagem terapêutica, que propõe a redução de etapas clínicas no processo de confecção e maior facilidade no processo de adaptação da prótese. Trata-se de um relato de caso, que possui uma abordagem qualitativa, objetivos exploratórios e que quanto aos procedimentos éticos e técnicos, são de cunho experimental e bibliográfico, respectivamente. Foi selecionado um paciente usuário de prótese total superior, com boa retenção e estabilidade, mas por ser antiga, apresentava defeitos como dentes desgastados, fraturas, coloração dos dentes indesejada e estética comprometida. Foi realizado todo o passo a passo da confecção da prótese nova com a descrição dos procedimentos que respaldam a técnica supracitada. Como resultado, observou-se que a técnica de clonagem terapêutica é muito eficaz para a confecção de uma prótese total ao fornecer celeridade no processo. No entanto, a técnica necessita de bons materiais, bom desenvolvimento de cada etapa clínica e conhecimento da técnica por parte do cirurgião dentista e do técnico em prótese dentária para que seja obtido o sucesso do tratamento.
Palavras-chave: Bases de dentadura. Dentadura. Prótese dentária.
Texto completo:
PDFReferências
AZEVEDO, J. S. et al. Uso e necessidade de prótese dentária em idosos brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SBBrasil 2010): prevalências e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 8, p. e00054016, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/f8HmsPrdsKttnPhSH35Svtr/?format=html〈=pt. Acesso em: 26 ago. 2025.
BARRETO, J. O. et al. Impactos psicossociais da estética dentária na qualidade de vida de pacientes submetidos a próteses: revisão de literatura. Archives of Health Investigation, p. 48-52, 2019.
Disponível em: https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3162. Acesso em: 26 ago. 2025.
CAMPOS, M. R. D. Análise das propriedades mecânicas e microestruturais de diferentes polímeros empregados na fabricação de cápsulas para overdentures obtidas por impressão 3D. São Paulo. Dissertação (Doutorado em Odontologia) – Universidade de São Paulo, 2021.
CESTO, F. M. et al. Overlay removable partial denture as temporary restoration of vertical dimension of occlusion in a bruxist patient. Revista Gaúcha de Odontologia, Porto Alegre, v. 63, n. 1, p. 95–102, 2015. Disponível em:
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fo/article/view/19757. Acesso em: 6 ago. 2025.
DINIZ, A. C. et al. Duplicação rápida de prótese total: passo-a-passo. Revista Ciências Plurais, João Pessoa, v. 1, n. 3, p. 85-92, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcp/article/view/25874. Acesso em: 6 ago. 2025.
FELÍCIO, C. M. de et al. Orofacial Myofunctional Evaluation Protocol for older people: validity, psychometric properties, and association with oral health and age. CoDAS, São Paulo, v. 29, n. 6, p. e20170042, 2017. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/codas/a/cpKSkHV6gQJd9bRCkksybjt/?format=pdf. Acesso em: 26 ago. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281