SOBRE A PRESENÇA DA LITERATURA TOCANTINENSE NA ESCOLA
Resumo
O presente artigo apresenta indicadores de uma pesquisa que objetivou a realização de uma análise a respeito da presença da literatura tocantinense em escolas públicas localizadas nos municípios de Palmas e Paraíso do Tocantins. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de base documental, ancorou sua investigação na seguinte questão-problema: como o ensino da literatura tocantinense está planejado no PPP (Projeto Político-Pedagógico) e no PA (Plano de Ação) de escolas públicas do estado do Tocantins? O foco investigativo analisou o modo como as diretrizes desses dois documentos dialogam com os princípios estabelecidos no Documento Curricular do Território do Tocantins - DCT-TO (Tocantins, 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). O estudo tem como base o referencial teórico de autores que discutem currículo, literatura regional e políticas educacionais, estando também alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4, ao promover reflexões sobre a qualidade e a equidade na educação. Os indicadores da análise apontaram para a necessidade de maior valorização da produção literária como instrumento contributivo ao processo formativo e cultural do estado do Tocantins.
Palavras-chave: Literatura tocantinense. Projeto Político-Pedagógico. Plano de ação. Currículo. Escolas públicas.
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PDFReferências
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ISSN 2526-4281