PERSPECTIVA DO COMUM NA RELAÇÃO DAS COMUNIDADES DO “BIQUINHO” JUNTO À APA-TO COMO INSTITUIÇÃO FOMENTADORA

Dyego Martins PESSEGO, Elias da SILVA

Resumo


O presente artigo aborda a perspectiva do comum nas relações das comunidades do "biquinho" com a Alternativa para a Pequena Agricultura no Tocantins APA-TO, como Instituição Fomentadora envolve um enfoque colaborativo e sustentável na gestão ambiental e no desenvolvimento dessas comunidades. O "comum" refere-se aos recursos naturais compartilhados e aos valores culturais das comunidades locais. A APA-TO atua como uma instituição fomentadora, promovendo práticas de conservação e desenvolvimento que respeitem os interesses das comunidades do "Biquinho" e o meio ambiente. Isso pode incluir programas de educação ambiental, apoio a atividades econômicas sustentáveis e o envolvimento ativo das comunidades na tomada de decisões relacionadas ao uso da terra e dos recursos naturais. Neste sentido optamos por trabalhar com uma abordagem interdisciplinar, bem como da análise bibliográfica e documental e de campo, com coleta de dados, não obstante com dados primários, bem como dados de pesquisa secundários. A ideia central é construir uma relação de parceria na qual as comunidades locais se beneficiem dos recursos naturais de maneira equitativa e, ao mesmo tempo, contribuam para a preservação do ambiente. A perspectiva do comum busca equilibrar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental, valorizando os conhecimentos tradicionais e as aspirações das comunidades do "Biquinho" dentro do contexto da APA-TO.

Palavras-chave: Comum. Territorialidade. Biquinho. APA-TO.


Texto completo:

PDF

Referências


ALTERNATIVAS PARA A PEQUENA AGRICULTURA NO TOCANTINS - APA-TO. Programas e Projetos, 2021. Disponível em: https://www.apato.org.br/. Acesso em: 23 abr. 2022.

BRANDÃO, Carlos R. O trabalho como festa: algumas imagens e palavras sobre o trabalho camponês acompanhado de canto. In: GODOI, Emilia Pietrafesa; MENEZES, Marilda Aparecida; MARIN, Acevedo (Orgs.). Diversidade do Campesinato: expressões

e categorias: construções identitárias e sociabilidade. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009, p.39-53.

DARDOT, Pierre. LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. Tradução: Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

LOPES, José Eli da Veiga. Meio ambiente, sociedade e política no Brasil. 5. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006. p. 40-41.

OLIVEIRA, Gerson Alves de. Os posseiros e a luta pela terra na região do Bico do Papagaio 1964-1985: modernização e tradição. 2010. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em:

http://hdl.handle.net/11449/88747. Acesso em: 01 mai. 2021.

PÊSSEGO, Dyego Martins. Pesquisa de campo. 2023. 1 fotografia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281