A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS

Helena Mendes da Silva LIMA

Resumo


O presente artigo evidência como a Ética da Responsabilidade, princípio elaborado pelo filósofo alemão Hans Jonas, pode contribuir para uma mudança de práxis humana no que tange à degradação ambiental que ocasiona uma crise sócio climática, uma vez que, além da questão do clima percebe-se uma instabilidade nas concepções de continuidade da civilização. A partir da indagação: Como o pensamento de Jonas instrumentaliza e põe-se como norteador de tomadas de decisão e de atitudes em um cenário caótico e de crise instaurada? Aqui far-se-á uma reflexão em linhas gerais e os principais pontos do pensamento de Hans Jonas; concluindo assim, a viabilidade de a partir de um exercício filosófico ser possível jogar luzes a situação crítica em que a atual sociedade está inserida. Tendo sempre o pensamento de Jonas como basilar para um novo compromisso com o futuro.

Palavras chaves: Responsabilidade. Clima. Sociedade. Ética.


Texto completo:

PDF

Referências


JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. São Paulo: Loyola, 1979.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Edição de 2006. São Paulo: Loyola, 2006. p. 175-176.

JONAS, Hans. Memórias. Madrid: Losada, 2005.

_______. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

ZANCANARO, Lourenço. O conceito de responsabilidade em Hans Jonas. 1998. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281