ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DOS FLUXOS ASSISTENCIAIS PARA AS REDES DE ATENÇÃO MATERNO INFANTIL POR MEIO DO PROJETO PET-SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Roberta Oliveira CAETANO, Isabela Campbell SANTOS, Carolyne Reduzina QUEIRÓS, Izabela da COSTA, Maria Aparecida Melo MARTINS, Maria Anete Santana VALENTE, Janaína Cristina GOMES

Resumo


Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), criado em 2008, visa integrar ensino, serviço e comunidade, articulando graduação, pesquisa e extensão na Rede de Atenção à Saúde. No campus Governador Valadares da UFJF, o projeto interinstitucional foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, com foco no fortalecimento da gestão e da assistência na Macrorregião Leste de Minas Gerais, especialmente nos eixos Doenças Crônicas e Materno-Infantil. Objetivo: relatar a experiência do grupo tutorial que realizou ações referente ao fluxo assistencial na rede Materno-Infantil da macrorregião Leste de Minas Gerais, aplicando a estratégia operacional do Planejamento Estratégico Situacional (PES) para o desenvolvimento de suas atividades no decorrer do projeto. Relato de experiência: Inicialmente foram realizadas reuniões online por meio da plataforma Google Meets para potencializar o estudo das Redes de Atenção à Saúde (RAS), e durante todo o projeto aconteciam reuniões para o avanço das atividades. Através do Google Forms foi encaminhado uma pesquisa para as cidades que compõem a macrorregião para serem identificados os principais problemas encarados pelos municípios, referente aos indicadores de saúde Materno-Infantil do Programa Previne Brasil. Como resultado foi encontrado que: “Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação” é o principal indicador que possui dificuldades em alcançar as metas propostas. A partir dessa realidade foi aplicado os quatro momentos do PES para solucionar os problemas apontados, e durante o projeto foram confeccionados materiais que possam ajudar a combater as dificuldades relatadas. Conclusão: O presente trabalho proporcionou troca de saberes e desenvolvimento, foco na interprofissionalidade em saúde, discussões pertinentes para o alcance de um melhor funcionamento do fluxo assistencial da rede materno-infantil.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Planejamento Estratégico. Saúde Materno-Infantil. Educação Interprofissional. 


Texto completo:

PDF

Referências


ARTMANN, Elizabeth. O planejamento estratégico situacional no nível local: um instrumento a favor da visão multissetorial. Cadernos da Oficina Social, v. 3, n. 98, p. 119, 2000. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2153.pdf?utm_source.

BARROS, Fernando C. et al. Global report on preterm birth and stillbirth (3 of 7): evidence for effectiveness of interventions. BMC pregnancy and childbirth, v. 10, n. 1, 1-36, 2010. Disponível em: https://bmcpregnancychildbirth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2393-10-S1-S3?utm_source.

CARROLI, Guillermo; ROONEY, Cleone; VILLAR, Jose. How effective is antenatal care in preventing maternal mortality and serious morbidity? An overview of the evidence. Paediatric and perinatal Epidemiology, v. 15, p. 1-42, 2001. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11243499/.

CARVALHO, Denise Siqueira de; NOVAES, Hillegonda Maria Dutilh. Avaliação da implantação de programa de atenção pré-natal no Município de Curitiba, Paraná, Brasil: estudo em coorte de primigestas. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. S220S230, 2004. Disponível em:https://www.scielosp.org/article/csp/2004.v20suppl2/S220-S230/pt/?utm_source.

DALMOLIN, Angélica et al. Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares. Revista gaúcha de Enfermagem, v. 37, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/gCB5xxTX4wcSrGKfDBnDngQ/?format=html〈=pt .


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281