AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PRELIMINAR E PROPOSIÇÃO DE REABILITAÇÃO PARA PATOLOGIAS ESTRUTURAIS EM EDIFICAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DO ESTÁDIO MIRANDÃO EM ARAGUAÍNA-TO
Resumo
As manifestações patológicas em estruturas de concreto armado evidenciam os principais defeitos que comprometem a integridade, durabilidade e segurança das edificações. São apresentadas as causas dessas patologias, como falhas no projeto, execução e manutenção, bem como os fatores ambientais que contribuem para o surgimento de fissuras, corrosão das armaduras, desagregação e infiltrações. Este trabalho apresenta um diagnóstico preliminar in loco das patologias identificadas no Estádio Mirandão, em Araguaína (TO), por meio de inspeção visual e revisão bibliográfica. Foram observados indícios de fissuração, presença de umidade, desagregação do concreto e sinais de corrosão das armaduras, associados a possíveis falhas de projeto, execução e manutenção, além de influência de agentes ambientais. Destaca-se a importância da identificação precoce dessas manifestações para orientar intervenções preventivas ou corretivas adequadas. A principal contribuição do estudo consiste na proposição de ensaios complementares e técnicas de recuperação com base nas normas da ABNT e na literatura especializada, visando à reabilitação da estrutura e à extensão de sua vida útil de forma segura e economicamente viável.
Palavras-chave: Patologias em concreto armado. Inspeção visual. Reabilitação estrutural. Durabilidade das edificações.
Texto completo:
PDFReferências
ABNT. NBR 13281: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2005. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br. Acesso em: 21 out. 2025.
ABNT. NBR 7680-2: Concreto – Avaliação da resistência à compressão – Parte 2: Análise estatística dos resultados. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2015. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br. Acesso em: 21 out. 2025.
ABNT. NBR 9573: Execução de reparo em estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2003. Disponível em:
https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=37474. Acesso em: 21 out. 2025.
ABNT. NBR 9575: Impermeabilização – Seleção e projeto. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2003. Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=37476. Acesso em: 21 out. 2025.
ANDRADE, C. Controle de qualidade e durabilidade do concreto armado. Revista Concreto Construções, v. 22,p. 36-42, 2001.Disponível em:https://www.abcp.org.br. Acesso em: 21 out. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
 
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281