ESTUDO DOS FATORES RELACIONADOS À REABSORÇÃO ÓSSEA DE REBORDO ALVEOLAR NO USO DE PRÓTESES REMOVÍVEIS - REVISÃO DE LITERATURA

Mauricio Feitosa LIMA, Guilherme Gonçalves de OLIVEIRA, João Nivaldo Pereira GOIS

Resumo


Introdução: O rebordo alveolar é a estrutura óssea que suporta os dentes, sendo que essa sofre diversos tipos de modificações após uma exodontia devido à falta de estímulos funcionais, fazendo com que o osso seja reabsorvido de modo progressivo, reduzindo sua área. Em pacientes com utilização de próteses removíveis mal adaptadas, torna-se mais acentuada devido à instabilidade, desajuste, pressão excessiva dos elementos protéticos sobre a mucosa, bem como sobre o osso restante, fazendo o oposto de sua função restabelecedora. Objetivo: Revisar na literatura os fatores envolvidos na reabsorção dos rebordos residuais em usuários de próteses removíveis. Metodologia: A pesquisa é uma revisão de literatura que utilizou as bases de dados SciELO, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde, com utilização de Descritores de Ciências em Saúde – DeCS, os quais são “rebordo alveolar”, “próteses removíveis” e “reabsorção óssea”, aplicados com utilização de operadores do tipo booleano AND e OR nos últimos 10 anos. Conclusão: É imprescindível salientar que a reabsorção dos rebordos residuais em pacientes com utilização de próteses removíveis ocorre por meio de um processo multifatorial, visto que a concatenação de fatores sistêmicos, perda de estímulos funcionais e o trauma protético oriundo de uma prótese mal adaptada acelera o processo de atrofia. Nesse sentido, a abordagem do cirurgião-dentista deve ser calcada em uma análise holística, com a finalidade indicar o prognóstico e a melhor intervenção a ser aplicada em cada caso.

Palavras-chave: Cirurgião dentista. Prótese removível. Rebordo alveolar. Reabsorção óssea.


Texto completo:

PDF

Referências


Martins GK, Barbosa JFS, Barros VM. Retenção De Raizes Residuais Como Tratamento Transitório Para Preservação Do Rebordo Alveolar: Relato De Caso. ABO. 2019; 15(1): 1-8.

Daybe URC, Furtado TSM, Paulo DPS, Mello BF, Bartoli JPA, Shibli JÁ. Preservação Do Rebordo Alveolar Com Perda Óssea Vestibular Associada A Biomaterial E Membrana Ptfe Densa Intencionalmente Exposta Ao Meio Bucal. INPerio. 2017; 2(3): 433-400.

Musatova S. Estratégias Para A Preservação Do Rebordo Alveolar.

[Dissertação de Mestrado]. Instituto Superior De Ciências Da Saúde Egas Moniz: 2016.

Teixeira ARC. Reabilitação oral cirúrgica: Aumento ósseo vertical da maxila; Limitações éticas. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde: 2017.

Pereira PSK, Schmalfuss CL, Gomes MS, Martins TM, Casarin M, Damian MF. Relação Entre Estágios De Perda Óssea Radiográfica E Estimativa Da Densidade Óssea Mineral: Um Estudo Transversal Em Imagens Panorâmicas. XXXI CIC. 2022.

Konkel K, Gatto MA. A Reabsorção Óssea Alveolar Na Osteoporose E Artrite. Enaproc, 2016: 1(1).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281