O CÁRCERE PUNITIVO E A RESSOCIALIZAÇÃO DO INDIVIDUO
Resumo
A presente pesquisa mostra um estudo sobre a eficácia da pena privativa de liberdade no sistema penal brasileiro, e como ainda há a necessidade de melhorias na ressocialização dos individuos, além de um contexto histórico da evolução das práticas de punição ao longo dos anos. O cárcere punitivo e a ressocialicazão do individuo, ainda se torna evidente a falência desse sistema, e no decorrer do estudo, veremos formas onde possamos sanar algumas dúvidas quanto a eficácia da manutenção desse sistema falido. Com vistas a compreender a importância da literatura do tema em questão, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica fundamentada nas discussões realizadas de vários autores, como Bitencourt (2017), Baratta (2017), Silva (2015), Foucault (1999), entre outros, em livros, artigos, revistas e sites. Onde após a realização desta pesquisa, pode-se evidenciar que, o sistema punitivo do nosso país ainda precisa de algumas reformas, principalmente sobre as possibilidades de ressocialização dos indivíduos.
Palavras-chave: Ressocialização. Indivíduos. Encarceramento. Sistema penal brasileiro.
Texto completo:
PDFReferências
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução Juarez Cirino dos Santos. 3ed. Rio de Janeiro: Editora Revan: Instituto Carioca de Criminologia, 2002.
BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
BEIRAS, I Rivera. Desencarcelación — principios para una política pública de reducción de la cárcel. Barcelona: Tirant lo Blanch, 2017. Acesso em 05 Mar. 2025.
BITENCOURT, C. R. Falência da pena de prisão. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Plano Nacional para o enfrentamento do Estado de coisas Inconstitucional Nas prisões Brasileiras. Ministro Luís Roberto Barroso Brasília, 12 de fevereiro de 2025. Disponível em:
https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2025/02/12-02-2025-pena-justa-fala-efetiva.pdf. Acesso em 07 jun. 2025.
FARIAS JÚNIOR, J. Manual de criminologia. 2. ed. Curitiba: Juruá, 1996. Acesso em 02 Mar. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281