EVALUATION OF THE USE OF GOOD ANIMAL WELFARE PRACTICES IN RODEO EVENTS IN NORTHERN MINAS GERAIS

Anne Karoliny Fernandes MENDES, Renê Ferreira COSTA, Marielly Maria Almeida MOURA, Otaviano de Souza Pires NETO, Enzo Meireles ANDRADE, Ruanna Rosa GITIRANA, João Victor Nobre SANTOS, Isadora Leite e LOPES, Álvaro Henrique Lopes FERNANDES, Tatiane Marques Bezerra SANTOS, Kelven Wendel de FREITAS, Magna Luciana FÉLIX

Resumo


A equideocultura é um setor de grande relevância para o agronegócio brasileiro, movimentando bilhões de reais e gerando milhares de empregos. Entre as atividades equestres, a vaquejada destaca-se por seu valor econômico e cultural, especialmente no Norte de Minas Gerais. No entanto, a prática levanta discussões sobre o bem-estar animal. Este estudo avaliou as condições de bem-estar em vaquejadas da região, por meio de observações diretas e aplicação de fichas padronizadas. O presente estudo tem como objetivo avaliar o bem-estar animal durante o circuito de vaquejada em diferentes regiões do Norte de Minas Gerais. Os resultados indicaram avanços estruturais, como presença de juízes de bem-estar, médicos veterinários e currais adequados, porém revelaram falhas na adoção de medidas de proteção, como o uso de protetores de cauda, além da persistência de maus-tratos. Conclui-se que, embora existam melhorias na fiscalização e nas práticas de manejo, o bem-estar animal ainda não é plenamente garantido, sendo necessárias ações educativas e a implementação de normas mais rigorosas.

Palavras-chave: Equideocultura. Economia brasileira. Bem-estar animal. Vaquejada. Agronegócio.


Texto completo:

PDF

Referências


ANGELI, A. L. Efeito da aquacupuntura sobre a performance de cavalos puro-sangue inglês treinados, em pista e avaliados por meio do teste de velocidade escalonada a campo. 2005. 107 f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, Botucatu. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/101185. Acesso em: 28 nov. 2025.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VAQUEJADA (ABVAQ). Manual de Boas Práticas de Bem-Estar Animal na Vaquejada. Fortaleza: ABVAQ, 2020.

AUTRAN, A. et al. Cinco Liberdades. Difusão e comunicação PETVet/Ufra – PETVet Radar, v 1, n. 3, 2017. Disponível em:

https://petvet.ufra.edu.br/images/radar/radarpetvet003.pdf. Acesso em: 27 maio 2024.

BARBOSA, F. Boas práticas adotadas na vaquejada garantem o bem-estar animal durante competições equestres. Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), 16 mar. 2023. Disponível em: https://abqm.com.br/hotsite/congressobrasileiro-2023. Acesso em: 27 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 56, de 6 de novembro de 2008. Dispõe sobre as normas para realização de eventos de vaquejada e define procedimentos de bem-estar animal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 nov. 2008. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-

br/assuntos/defesa-agropecuaria/animal/bem-estar-animal/arquivos/arquivos-legislacao/in-56-de-2008.pdf. Acesso em: 28 nov. 2025.

CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL (CNA); SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE CAVALO (ABCC). O agronegócio do cavalo no Brasil. Brasília: CNA/SENAR/ABCC, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281