EVALUATION OF THE USE OF GOOD ANIMAL WELFARE PRACTICES IN RODEO EVENTS IN NORTHERN MINAS GERAIS
Resumo
A equideocultura é um setor de grande relevância para o agronegócio brasileiro, movimentando bilhões de reais e gerando milhares de empregos. Entre as atividades equestres, a vaquejada destaca-se por seu valor econômico e cultural, especialmente no Norte de Minas Gerais. No entanto, a prática levanta discussões sobre o bem-estar animal. Este estudo avaliou as condições de bem-estar em vaquejadas da região, por meio de observações diretas e aplicação de fichas padronizadas. O presente estudo tem como objetivo avaliar o bem-estar animal durante o circuito de vaquejada em diferentes regiões do Norte de Minas Gerais. Os resultados indicaram avanços estruturais, como presença de juízes de bem-estar, médicos veterinários e currais adequados, porém revelaram falhas na adoção de medidas de proteção, como o uso de protetores de cauda, além da persistência de maus-tratos. Conclui-se que, embora existam melhorias na fiscalização e nas práticas de manejo, o bem-estar animal ainda não é plenamente garantido, sendo necessárias ações educativas e a implementação de normas mais rigorosas.
Palavras-chave: Equideocultura. Economia brasileira. Bem-estar animal. Vaquejada. Agronegócio.
Texto completo:
PDFReferências
ANGELI, A. L. Efeito da aquacupuntura sobre a performance de cavalos puro-sangue inglês treinados, em pista e avaliados por meio do teste de velocidade escalonada a campo. 2005. 107 f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, Botucatu. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/101185. Acesso em: 28 nov. 2025.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VAQUEJADA (ABVAQ). Manual de Boas Práticas de Bem-Estar Animal na Vaquejada. Fortaleza: ABVAQ, 2020.
AUTRAN, A. et al. Cinco Liberdades. Difusão e comunicação PETVet/Ufra – PETVet Radar, v 1, n. 3, 2017. Disponível em:
https://petvet.ufra.edu.br/images/radar/radarpetvet003.pdf. Acesso em: 27 maio 2024.
BARBOSA, F. Boas práticas adotadas na vaquejada garantem o bem-estar animal durante competições equestres. Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), 16 mar. 2023. Disponível em: https://abqm.com.br/hotsite/congressobrasileiro-2023. Acesso em: 27 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 56, de 6 de novembro de 2008. Dispõe sobre as normas para realização de eventos de vaquejada e define procedimentos de bem-estar animal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 nov. 2008. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-
br/assuntos/defesa-agropecuaria/animal/bem-estar-animal/arquivos/arquivos-legislacao/in-56-de-2008.pdf. Acesso em: 28 nov. 2025.
CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL (CNA); SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR); ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE CAVALO (ABCC). O agronegócio do cavalo no Brasil. Brasília: CNA/SENAR/ABCC, 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281