PROFILAXIA ANTIBIÓTICA EM CIRURGIAS ORAIS: QUANDO INDICAR E COMO PREVENIR INFECÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS
Resumo
A odontologia é reconhecida por apresentar uma lista extensa de áreas para se especializar, dentre essas áreas se destacam a harmonização facial, a dentística avançada e principalmente a área cirúrgica, onde é dívida em cirurgia maior e cirurgia menor, sendo as menores a realização de procedimentos simples e rápidos com uma invasividade mínima, já as maiores são as mais complexas que envolvem maior tempo cirúrgico e risco aumentado. A profilaxia antibiótica é uma estratégia usada como meio de prevenção no pós-cirúrgico para reduzir ou evitar os riscos de infecção, para que se obtenha resultados satisfatórios do procedimento realizado. Por mais eficaz que seja a profilaxia antibiótica, a indicação desse tipo de intervenção deve ser analisada criteriosamente, pois depende dos tipos de situações que o paciente se apresentará, ou os tipos de procedimentos que serão realizados.
Palavras-chave: Profilaxia. Prevenção. Intervenção. Infecção. Pós-cirúrgico.
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, Igor Pena. Uso de antibióticos sistêmicos na terapia periodontal: revisão de literatura. Monografia, faculdade de odontologia de Piracicaba da UNICAMP. Piracicaba, SP: [s.n.], 2013.
Disponível em:
https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/903193?utm_source. Acesso em: 10 de nov. 2025.
ARRUDA, Natália. Conceitos gerais sobre agentes antimicrobianos. Academia de ciência e tecnologia. São José do Rio Preto – 2008. Disponível em: https://www.ciencianews.com.br/arquivos/ACET/IMAGENS/revista_virtual/microbiologia/micro11.pdf. Acesso em: 09 de nov. 2025.
FIGUEIREDO, Ana Flavia costa. Resistência bacteriana relacionada ao uso indiscriminado de antibióticos. Revista de saúde em foco. –Edição nº 11 – Ano: 2019. Disponível em:
https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/09/077_RESISTÊNCIA-BACTERIANA-RELACIONADA-AO-USO-INDISCRIMINADO-DE-ANTIBIÓTICOS.pdf. Acesso em: 09 de nov. 2025.
GONTIJO, Raissa Martins. Frenectomia: conceito, importância e técnicas cirúrgicas. Universidade de Rio Verde – UniRV, faculdade de odontologia. Rio Verde 2020. Disponível em:
https://www.unirv.edu.br/conteudos/fckfiles/files/RA%C3%8DSSA%20MARTINS%20GONTIJO.pdf. Acesso em: 09 de nov. 2025.
GUEVARA, Henry Garcia. Manejo odontológico em pacientes com doença renal crônica. Revista Brasileira de Ciências da saúde. n.40, abril/junho. São Paulo 2014. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/273660530_MANEJO_ODONTOLOGICO_EM_PACIENTES_COM_DOENCA_RENAL_CRONICA. Acesso em 09 de nov. 2025. out.-nov.
LEVIN, Anna Sara Shafferman. Quais os princípios gerais da profilaxia antibiótica antes da intervenção cirúrgica?. Revista da associação medica brasileira. v. 48, n. 4, out.-nov., p. 282, 2002. São Paulo, 2002. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/26367855_Quais_os_principios_gerais_da_profilaxia_antibiotica_antes_de_intervencao_cirurgica. Acesso em: 09 de nov. 2025.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
JNT - Facit Business and Technology Journal
ISSN 2526-4281