CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA DO QUARTO AO SEXTO ANO SOBRE A COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS
Resumo
Uma das mais sérias dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde, notadamente dos médicos,
é pensar e executar uma forma de comunicação de más notícias aos pacientes e seus familiares.
Nesse sentido apresentamos este trabalho, cujo objetivo foi analisar o conhecimento dos acadêmicos
do Curso de Medicina, do quarto ao sexto ano, acerca das estratégias de comunicar más
notícias sobre saúde. Trata-se de um estudo transversal, mediatizado por uma pesquisa de campo,
tendo como população alvo os acadêmicos de Medicina de uma Instituição de ensino superior da
cidade de Goiânia – Goiás, participando do estudo 146 acadêmicos. Os critérios de inclusão foram:
estudantes do quarto ao sexto ano do curso, com idade maior ou igual a 18 anos. Já os critérios de
exclusão foram: estudantes menores de 18 anos, que cursam do primeiro ao terceiro ano. A partir
das análises, percebemos que mais da metade dos acadêmicos tiveram algum treinamento para
transmissão de más notícias e também para técnicas de respostas as emoções do paciente, sendo
participando de consultas com médicos ou através do ensino formal. Além disso, a tarefa considerada
mais difícil para os entrevistados foi: discutir sobre questões relativas ao fim da vida e início
do tratamento paliativo exclusivo; e lidar com as emoções do paciente. Outra questão importante
a ser evidenciada é que uma pequena parcela se sente muito bem a respeito de suas habilidades
para a transmissão de más notícias, a maior parte se sente razoável. Avaliando também o conforto
para tratar das emoções dos pacientes a maior parte não se sente confortável e uma pequena parcela
se sente desconfortável.
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ISSN 2526-4281