A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NA VIDA DE PACIENTES COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: REVISÃO DE LITERATURA

Samilly Moreira QUEIROZ, Núbia Tavares da COSTA, Myrella Lessio CASTRO

Resumo


Introdução: As anomalias craniofaciais – ACF, configuram-se como alterações congênitas complexas, as quais exigem uma abordagem multiprofissional de caráter longitudinal e o cirurgião-dentista (CD) tem um papel de destaque e fundamental no tratamento destes indivíduos. Objetivo: Analisar a importância do odontólogo na atuação frente a pacientes com anomalias craniofaciais, com foco na reabilitação e acompanhamento integral. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura que possui uma abordagem qualitativa. A busca dos elementos para compor a revisão foram efetuadas nas bases de dados Biblioteca Virtual de Odontologia – BVO, Periódicos CAPES e SciELO, com utilização dos descritores “anomalias craniofaciais” e “cirurgião-dentista”, cujos achados foram limitados aos de língua portuguesa dentro do período de dez anos e de acesso aberto. Resultados: O CD atual direto e longitudinalmente na reabilitação das ACF, faz por meio de utilização de tecnologias na fase neonatal à fase adulta, para reestruturar e devolver as funções estomatognáticas e proporcionar melhorias na qualidade de vida e nos aspectos psicossociais. Conclusão: Conclui-se que o cirurgião-dentista é fundamental e indispensável durante todo o período de reabilitação das ACF, posto que atua desde a fase neonatal até a fase adulta. No entanto, é necessário destacar que há uma lacuna no processo de ensino de diversas graduações, o que ocasiona uma deficiência na aplicação teórico-práticas de muitos CD.

Palavras-chave: Anomalias Craniofaciais. Cirurgiões-dentistas. Odontologia. Reabilitação.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Lísia Daltro Borges; MOURA, Jamille Rios; FREITAS, Valéria Souza. Análise epidemiológica das fissuras labiais e/ou palatinas no município de Feira de Santana: estudo de corte transversal. Odontologia Clínica-Científica, Recife, v. 18, n. 2, p. 115-122, 2019.

Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2025.

BONANI-SAQUETI, Juliana Cristina et al. Enxerto ósseo alveolar secundário como protocolo de tratamento em paciente portador de fissura labiopalatina: relato de caso clínico. Revista UNINGÁ Review, Maringá, v. 32, n. 1, p. 20-30, out./dez. 2017. Disponível em: .

Acesso em: 28 set. 2025.

CABRAL, Celina et al. Abordagem fonoaudiológica em pacientes com fissura labiopalatal em serviço especializado de alta complexidade na região oeste do Paraná. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 10, e144101019062, 2021. Disponível em:

< https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19062>. Acesso em: 28 set. 2025.

CAVALCANTE, Edilma da Cruz et al. Estratégia educacional sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas da Atenção Primária à Saúde: fase de desenho do Modelo ADDIE. Revista de Odontologia da UNESP, Araraquara, v. 50, e20210006, 2021. Disponível em:

< https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1003>. Acesso em: 28 set. 2025.

COUTINHO, Erivelton et al. Conhecimento dos cirurgiões dentistas da Atenção Primária à Saúde sobre anomalias craniofaciais: fase de análise do modelo ADDIE. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 24, n. 2, p. 32728, abr./jun. 2021. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2025.

MACCARI, Beatriz Ramos et al. Atendimento multiprofissional de pacientes com fissuras lábio palatinas: uma revisão integrativa. 15 f. Artigo (Trabalho de Conclusão de Curso) - Curso de Odontologia, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2022. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281