O CRP-23 NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UMA ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR

Adélia Teles Folha SOARES, Kayllany Ribeiro da SILVA, Lucas FERREIRA, Mariana Coelho de ARAUJO, Midian Santos da SILVA, Nívia Maria da Mata RODRIGUES, Rafaela Lopes da SILVA

Resumo


Este estudo investigou o nível de conhecimento dos acadêmicos do curso de Psicologia de uma instituição privada de ensino superior sobre as funções e atribuições do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), órgão responsável por regulamentar, orientar e fiscalizar a profissão. O objetivo central é analisar como os estudantes percebem o trabalho desenvolvido pelo Conselho e sua relevância para a construção de uma prática profissional ética e socialmente responsável. A pesquisa se justifica pela observada lacuna de conhecimento dos graduandos sobre a entidade que representa a categoria, impactando a identidade profissional e a qualidade do serviço. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, a investigação contou com um questionário estruturado a amostra de conveniência de estudantes dos 4º e 6º período de Psicologia. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística descritiva, e os qualitativos, à análise de conteúdo. A hipótese inicial é que o conhecimento dos acadêmicos sobre o CRP-23 é limitado. Os resultados do estudo evidenciam fragilidades na formação acadêmica no que se refere ao reconhecimento sobre o CRP-23, indicando a necessidade de uma maior aproximação entre o Conselho regional de Psicologia e as instituições de ensino superior, de modo a fortalecer os processos formativos e a compreensão acerca das instâncias de regulamentação profissional.

Palavras-chave: CRP-23; Formação em Psicologia; Regulamentação Profissional; Ética; Identidade Profissional.


Texto completo:

PDF

Referências


BOCK, Ana Mercês Bahia. A psicologia e o compromisso social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

COIMBRA, Cecília Maria Bouças; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. Psicologia, ética e compromisso social. São Paulo: Cortez, 2019.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Sistema Conselhos de Psicologia: funções, atribuições e organização. Brasília: CFP, 2025. Disponível em: https://site.cfp.org.br. Acesso em: 20 jan. 2026.

DIMENSTEIN, Magda. A prática psicológica e o compromisso social. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 1, p. 9–18, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br. Acesso em: 20 jan. 2026.

GUIA DA CARREIRA. O que faz o Conselho Regional de Psicologia e qual sua importância. 2025. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br . Acesso em: 20 jan. 2026.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281